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Alimentos crus e seus benefícios para a saúde

18 agosto 2016
Alimentos crus e seus benefícios para a saúde
Postado por 3ZR

crudivorismo-yasmin-brunet-novidade-saudavel-alimentos crusCom a descoberta do fogo há bem mais de 300 mil anos veio a cocção dos alimentos, modificando-os do cru ao cozido e dando origem à cozinha. A partir daí, caçar e cozinhar a carne sobre o fogo tornou-se parte integrante da vida humana. Ficamos tão biologicamente adaptados a cozinhar que, se perdêssemos nossa habilidade de utilizar o fogo para a preparação de alimentos, morreríamos. Será mesmo? Pois saiba que adotar uma dieta rica em alimentos crus é mais “humano” e simples do que pode parecer. Além de muito saudável!

Crudivorismo

A alternativa que se contrapõem à dieta de alimentos cozidos e/ou altamente processados é chamada de crudivorismo ou raw food, cuja base são alimentos de origem vegetal crus ou minimamente processados e que vem se consolidando como uma das fortes tendências dentro do amplo leque de estilos de vida tidos como altamente saudáveis. Prova de que é possível sobreviver a base de alimentos crus. E você, já pensou em trocar uma refeição cozida por alternativas exclusivamente cruas? Ou, quem sabe, instituir o crudivorismo como base da sua alimentação? Venha conosco conhecer os benefícios e questionamentos relacionados aos alimentos crus e, ao final, decida se eles são para você.

Crudivorismo como movimento

O crudivorismo ou raw food como movimento nasceu nos EUA nos anos 90 e desde então vem ganhando adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil. No entanto, faz muito tempo que a ciência já descobriu que frutas, verduras, sementes, grãos, brotos, algas e cogumelos crus preservam grande parte de suas enzimas e nutrientes enquanto os mesmos alimentos processados perdem-nos pelo caminho devido a alterações nas suas moléculas causadas por altas temperaturas e/ou processamento químico. Fato é que o alimento quando aquecido abaixo de 46°C mantêm enzimas e nutrientes essenciais que se perdem no cozimento em temperaturas superiores.

Crus e germinados

Uma das práticas comuns dentro do conceito da alimentação crudívora é a germinação de sementes e grãos, a qual potencializa ainda mais os nutrientes conferindo assim o título de “alimento vivo”. Além da germinação, há outras técnicas que facilitam o consumo e preparação de alimentos crus e realçam o sabor sem alterar sua composição :

  • Hidratação:serve para amolecer alimentos crus de consistência mais dura como nozes, feijão, sementes e grãos em geral. Basta deixá-los de molho até que sua consistência fique mais mole.
  • Extração de sucos, sumos e extratos: para obtê-los, é necessário o uso de uma centrífuga ou similar. Serve para fazer pastas, caldos molhos e bebidas.
  • Desidrataçãotrata-se de  uma técnica usada para concentrar o sabor dos alimentos e deixá-los crocantes, retirando a água. Para não descaracterizar o alimento como cru, deve ser feito da forma apropriada, sem submetê-lo a temperaturas superiores a 45º.
  • Fermentação: o objetivo aqui não é apenas fermentar para obter enzimas e probióticos, mas também pré-digerir legumes, frutas e verduras a fim de facilitar o trabalho  do estômago e melhorar a absorção de nutrientes no intestino. Para acontecer, o processo de fermentação requer um ambiente anaeróbico, necessário para o desenvolvimento dos probióticos ou bactérias “do bem”.

 Benefícios da alimentação viva

Você deve estar se perguntando para que adotar essa nova forma de consumir o alimento cru que, querendo ou não, acaba demandando esforço diferenciado (porém não maior do que a dedicação para cozinhar!). Então que tal conferir alguns benefícios do crudivorismo?

1 – As vitaminas, minerais e fitonutrientes preservados nos alimentos crus previnem doenças crônicas, combatem radicais livres, regeneram as células e contribuem para o bom funcionamento de todos os órgãos e sistemas.

2 – A clorofila, substância de coloração verde presente nas plantas, é preservada em alimentos crus e tem a capacidade de melhorar a oxigenação celular, além de atuar no equilíbrio ácido básico do corpo.

3 – De todos os nutrientes que se perdem dos alimentos com o cozimento em altas temperaturas, as enzimas são as mais prejudicadas. Justamente elas que são as responsáveis pela digestão e absorção dos nutrientes… Portanto, uma das grandes vantagens de consumir alimentos crus é que eles permanecem ricos em enzimas, bem da forma como vieram ao mundo.

E não para por aí:

4 – Além da água que bebemos, nosso corpo pode contar com outras fontes desse líquido precioso: a água presente nos vegetais crus, a qual têm ligações químicas diferentes da água que bebemos e, por isso mesmo, é melhor absorvida pelo organismo em nível celular.

5 – A alimentação viva fornece ao organismo os melhores óleos vegetais da natureza necessários para nutrir as células favorecendo funções neurológicas, prevenindo doenças inflamatórias e fortalecendo o sistema imunológico. Curiosamente, os óleos vegetais presentes em alimentos nobres como o abacate, azeitona, sementes de chia, linhaça e gergelim, oleaginosas, e amendoim são sensíveis ao cozimento, oxidando sob altas temperaturas (o óleo de coco é uma rara excessão!).

6 – A alimentação viva é totalmente alcalina, contribuindo para um Ph equilibrado do sangue e, consequentemente, um ganho incalculável na condição geral de saúde e bem-estar.

7 – Todas as folhas verdes cruas mantém preservado o seu alto teor proteico.

8 – Ainda não está 100% convencido? A alimentação crua nos aproxima da natureza e permite que tenhamos mais consciência e gratidão pelo pão nosso de cada dia (opa, será que dá para faezr pão cru?!?)!

O que não pode faltar na dispensa ou na geladeira de um crudívoro?

Decidiu que vale a pena incluir mais alimentos crus no seu dia-a-dia? Alguns itens podem te ajudar a tornar a experiência mais simples e prazerosa.

Alimentos orgânicos, superalimentos como maca andina, spirulina havaiana, clorella, pólen, óleo de coco, cranberries, cacau orgânico, cacau,

oleaginosas, semente de chia, gergelim, linhaça, frutas e verduras podem decorar a sua lista.

Além, claro, de alguns itens de cozinha que facilitam bastante a vida de quem se dispõem a consumir alimentos crus:

liquidificador de alta potência,

processador, coadores de tecido, faca de chef, desidratador e o que mais sua criatividade pedir.

A alimentação crua é indicada para você?

Para muitos nutricionistas, médicos e seguidores da prática alimentar, a alimentação exclusivamente crua

é a mais benéfica para o organismo dentre os vários tipos de dieta.

O aquecimento destrói diversas qualidades dos alimentos. Desnatura enzimas e proteínas, retirando elementos antioxidantes e anti-inflamatórios dos vegetais. Outra prática comum da alimentação viva, que é a brotação de sementes, 

também bastante benéfica, pois aumenta a biodisponibilidade das proteínas e minerais dos grãos“, afirma o nutricionista Gabriel de Carvalho.

Há especialistas, contudo, que se opõem ao crudivorismo exclusivo, ou seja,

uma dieta 100% crua, afirmando que o cozimento de determinados alimentos é essencial.

De acordo com o médico nutrólogo Paulo Henkin, por exemplo,

A transformação química que acontece em determinados alimentos a partir do processo de aquecimento faz com que o intestino aproveite melhor os nutrientes.

O cozimento ainda elimina toxinas presentes em algumas verduras e legumes, como o feijão”.

Polêmicas a parte, o certo é que a inclusão de alimentos crus na sua dieta vão enriquecê-la com sabores, texturas e nutrientes variados. Agora cabe a você decidir a intensidade e escopo dessa inclusão – se parcial, exclusivo ou marginal.

Alimentos crus e o Novidade Saudável

Para nós do Novidade Saudável, o mais importante é manter o equilíbrio. E, para isso, reconhecemos que precisamos incluir mais alimentos crus nas nossas refeições cada vez mais apressadas, processadas e reaquecidas.

Portanto, além de frutas e verduras frescas, uma excelente opção são as

Barrinhas Crudiveganos RawRevolution que, além de sementes cruas e germinadas,

possui também outros superalimentos como o óleo de coco, oleaginosas e frutas desidratadas.

E com sabor gourmet! Duvida? Então prova aí e depois conte-nos como foi a experiência.

Vamos adorar também ouvir a opinião de vocês sobre alimentos crus. Receitinhas crudiveganas são mais que bem-vindas!

Bjs “germinados” e até a nossa próxima conversa!

Referências

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR67657-6014,00.html

http://www.usp.br/agen/?p=180128

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000400009

http://www.mundoboaforma.com.br/ciencia-por-tras-da-raw-food-o-que-e-e-beneficios/

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/06/raw-food-conheca-a-alimentacao-baseada-no-consumo-dos-alimentos-crus-4784166.html

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/12/crudivorismo-tem-ganhado-adeptos-em-todo-o-mundo-4356518.html

http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/07/08/conheca-os-10-beneficios-da-alimentacao-viva/?topo=13,2,18,,,77&status=encerrado

http://www.anda.jor.br/09/07/2013/conheca-os-10-beneficios-do-crudivorismo-a-alimentacao-viva-que-ate-ajuda-a-emagrecer

12 comentários sobre “Alimentos crus e seus benefícios para a saúde

  1. Nossa, que legal esse post 🙂
    Vou começar a mudar alguns hábitos e aderir a essa nova dieta. Achei super interessante!!!
    Estou gostando muito do site, já até comprei minhas barrinhas, super ansiosa pra que chegue logo ?

    1. Que bom que gostaste do post, Taís! Pesquisamos bastante para passar a vocês as informações mais embasadas possíveis e é super gratificante ouvir que foi serviu para alguém! Assim sabemos que estamos no caminho para cumprir nossa missão de “Conectar fronteiras para nutrir com o melhor da natureza”. Depois de provar as barrinhas, diga-nos o que achaste. Abração e fique bem pertinho da gente, tá?!

  2. Aaah e eu quero muita ganhar as barrinhas do sorteio ?
    Acabei de ver no Instagram!

    1. Estaremos sempre fazendo surpresas e promoções!

  3. Já algum tempo que venho admirando o crudivorismo e estou com um plano de tentar ser crudivora por uma semana. É muito gratificante ver um site como esse crescendo assim e popularizando a idéia. Adorei a idéia das barrinhas e que venham mais alimentos crudivoros e veganos por aqui…

    1. Olá Melissa! Parabéns pela disposição de viver de forma mais saudável! Estaremos aqui apoiando e trazendo mais novidades saudáveis para fazer dessa mudança um caminho feliz e prazeroso! Lembre que não precisas necessariamente limitar a dieta a 100% de alimentos crus. Aumentar o seu consumo no dia-a-dia já trará inúmeros benefícios. Beijos germinados!

  4. Muito interessante o tema, vale a pena tentar!! Amando as novidades saudaveis

    1. Coisa boa ouvir que está gostando das novidades, Danielle! Todo mês teremos novos produtos, sempre inéditos e saudáveis! E toda semana estaremos aqui no blog com informações e receitinhas para apoiar as escolhas saudáveis de vocês. Fique com a gente. Bjs.

  5. Quero muito me tornar vegana e ja estou olhando pra comprar as barrinhas, amei o site e a escolha da Yas como porta voz foi perfeita ❤

    1. Larissa, querida, tens uma xará aqui no Novidade Saudável! Que decisão importante estás fazendo! Certamente terá um grande impacto em tua saúde e bem-estar. Afinal, nossos hábitos alimentares impactam o corpo e a mente – nosso ser como um todo. Estaremos aqui para te apoiar no caminho rumo a uma vida mais saudável! Bjs.

  6. Olá ótimo artigo saudável e delicioso com dicas maravilhosas muito obrigado.

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