Publicado em

Alimentos para Nutrir o Cérebro e Turbinar a Performance Mental

26 dezembro 2017
Alimentos para Nutrir o Cérebro e Turbinar a Performance Mental
Postado porRomanna

Alimentos para Nutrir o Cérebro e Turbinar a Performance Mental

O médico e pesquisador Steven Masley, MD, autor do best seller The Better Brain, dá 5 dicas para alimentarmos o cérebro e otimizarmos as funções cognitivas. Ao longo dos anos, a prática clínica de Masley observa atentamente 100 aspectos do envelhecimento, incluindo nutrição, alimentação, atividade física e impacto dos níveis de stress sobre o cérebro.

Para a saúde do cérebro, ele afirma que o aspecto mais importante é o alimento que você come – especificamente valor nutritivo, qualidade dos alimentos e ingestão toxinas que prejudicam a função cognitiva.

Confira as 5 dicas de Masley:

1- Evite carboidratos refinados como se evita uma praga. 

Os carboidratos refinados se transformam em açúcar no sangue num piscar de olhos, os quais, por sua vez, desequilibram os níveis de insulina. Com o tempo, a resistência à insulina se instala – más notícias para o cérebro já que as células cerebrais vão se tornando incapazes de utilizar a glicose para obter energia.

2- Beba 2-3 xícaras de chá verde por dia.

De acordo com Masley, existem inúmeros estudos que conectam a ingestão de cafeína a função cognitiva, desempenho mental e memória otimizados. O que isso significa para você? Melhorias visíveis na sua capacidade de focar, planejar e resolver problemas.

O que também é emocionante para os fãs de Chá Verde Descafeinado é que, mesmo sem a cafeína, ele também tem potencial para melhorar as funções cerebrais devido aos seus inúmeros compostos fenólicos.

3- E por falar em compostos fenólicos, carregue o seu dia com flavonóides.

Chá verde, cacau e berries (frutas vermemelhas) são todos ricos em flavonóides, um grupo especialíssimo de fitonutrientes. Poderosos antioxidantes, os flavonóides compensam a neuro-inflamação e promovem a memória, o aprendizado e a função cognitiva.

4- Vá de Verde.

As pessoas que comem uma xícara de vegetais de folhas verdes por dia têm um cérebro 11 anos “mais jovem” do que alguém que não come nenhum vegetal verde. Objetive três xícaras por dia para benefício máximo e dê preferência aos vegetais verdes crus sempre que possível. Se não for possível, cozinhe em fogo baixo.

Atenção: vegetais verdes podem levar consigo uma bomba de agrotóxicos dependendo da forma como são cultivados. Por isso optar por vegetais de cultivo orgânico é vital para que as toxinas contidas no alimento não anulem os benefícios dos seus nutrientes.

Suplementos alimentares como a Moringa em Pó e o Wheatgrass Organic India são ricos em clorofila e outros fitonutrientes que dão suporte às funções cerebrais, além de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Além da praticidade de tê-los sempre à mão, ambos têm certificação USDA Organic e nonGMO (livre de transgênicos).

5- Abuse das gorduras boas.

O seu cérebro é composto, em boa parte, por gordura e precisa de gordura dietética para que os neurônios se comuniquem. Então não esqueça de nutrir o cérebro com Ácidos Graxos de Cadeia Longa como Ômega 3 e Ácidos Graxos de Cadeia Média como o Ácido Caprílico.

O Brain Octane Bulletproof é o único MCT Oil com 100% do Ácido Caprílico, o componente mais nobre do óleo de coco o qual atua na formação de corpos cetônicos para alimentar o cérebro.

Além das cinco dicas do Dr. Masley para não deixar o seu cérebro faminto, há outros hábitos que tu podes incluir na tua rotina para atingir a melhor performance mental possível: dormir r acordar cedo além de garantir o número de horas suficiente; meditação; leitura e exercício físico.

E então, vamos cuidar mais do cérebro em 2018?

4 comentários sobre “Alimentos para Nutrir o Cérebro e Turbinar a Performance Mental

  1. Gostaria de saber qual o percentual de ácido laurico do Brain octane?

    1. Oi Maria, tudo bem? O Brain Octane é composto por 100% de Ácido Caprílico. Aliás, é o único MCT com 100% de Ácido Caprílico, o mais energético dos ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco. Portanto, tem 0% de Ácido Láurico.
      É maravilhoso!

  2. Adorei o texto ! Simbora correr atrás de uma terceira idade melhor

    1. Com certeza Chris!! Esse é o espírito 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *