Publicado em Deixe um comentário

Aromaterapia e Yoga: Conheça os Principais Óleos Essenciais para Yoga e Meditação

11 dezembro 2018
Aromaterapia e Yoga: Conheça os Principais Óleos Essenciais para Yoga e Meditação
Postado por Everton Souza

aromaterapia-e-yoga-oleos-essenciais-para-meditacao

Neste artigo você vai entender como Aromaterapia e Yoga podem melhorar a tua vida, além de conhecer indicações importantes de Óleos Essenciais para Yoga e meditação.

Os Óleos Essenciais possuem um importante papel nas práticas holísticas de cura, bem-estar e de medicina integrativa. Diferentes pesquisas científicas comprovam o que já se imaginava desde a Antiguidade: os aromas produzem efeitos sobre nossa memória e nosso estado emocional, exercendo um impacto terapêutico significativo.

Entretanto, é importante saber como utilizar fragrâncias de maneira que elas atuem em harmonia com as práticas terapêuticas. Cada prática possui suas particularidades, e é importante conhecê-las para saber integrá-las ao poder da Aromaterapia. Mas antes de conhecermos os melhores Óleos Essenciais para Yoga vamos entender um pouco da história desta prática milenar.

Yoga: cinco mil anos de história e benefícios terapêuticos

Aromaterapia e Yoga: Conheça os Principais Óleos Essenciais para Yoga e Meditação

O Yoga é reconhecidamente uma das práticas medicinais alternativas mais popular no mundo hoje, seus benefícios para a mente e o corpo são amplamente divulgados e comprovados pela ciência. Entre seus efeitos mais procurados estão: alívio do estresse e dos sintomas da depressão; redução de dores nas costas, região lombar e dores crônicas diversas; aumento da força, flexibilidade e energia; dentre tantos outros propósitos.

No entanto, em sua origem, o Yoga é muito mais que uma prática apenas para o corpo. O Yoga surge como um sistema filosófico e espiritual cuja origem remonta há mais de 5 mil anos na Índia. A palavra “Yoga” tem origem no sânscrito “yuj” e significa juntar/unir, justamente pela capacidade de integração mental, espiritual e corporal que este sistema proporciona.

Os primeiros registros sobre o Yoga estão no Yoga Sutra, escrito por Patanjali, que contém os princípios fundamentais deste sistema filosófico. Em seus escritos, Patanjali identifica oito estágios da prática. Os dois primeiros, yamas e nyamas, concentram-se em disciplinas éticas. A terceira e quarta etapas são focadas em posturas físicas (asanas) e técnicas de respiração (pranayama), já os estágios restantes dizem respeito a práticas meditativas, que incluem a retirada dos sentidos (pratyahara), a concentração (dharana), a meditação (dhyana) e a iluminação (samadhi).

Ao longo do tempo, este sistema filosófico e terapêutico foi se ramificando em diversas modalidades, hoje há pelo menos uma dezena de vertentes, e entre as mais conhecidas estão: Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, Kundalini Yoga etc. No entanto, o que todas guardam em comum é este princípio de união do corpo, mente e espírito, com benefícios comuns que incluem: controle da ansiedade, desintoxicação mental e corporal, fortalecimento muscular, melhora da qualidade do sono e mais qualidade de vida, além de uma maior aceitação das dificuldades e limitações, com promoção de uma maior auto-estima.

Um dos desafios principais do Yoga é conciliar movimento, respiração e atenção total ao momento. Para isso, existem certos recursos, e entre eles está o uso de óleos essenciais. Os Óleos Essenciais te permitem acessar o estado mental, espiritual e de concentração propício para a prática de Yoga e Meditação.

O modo mais recomendado é utilizar os óleos essenciais em difusor ultrassônico durante a prática de Yoga e Meditação, criando um ambiente preparado para a prática. O uso tópico em locais de rápida absorção, como pulsos e nuca, também é possível, no entanto, é importante estar atento para não deixar resquícios de óleo nas mãos ou no tapetinho (mat), devido à possibilidade de escorregar durante a atividade.

Os Principais Óleos Essenciais para Yoga e Meditação

Aromaterapia e Yoga: Conheça os Principais Óleos Essenciais para Yoga e Meditação

Para escolher o óleo essencial perfeito para você, é preciso observar aquilo que você busca ou aquilo que você percebe que precisa melhorar para tornar sua experiência mais profunda. Em uma prática completa de Yoga é importante saber quais aromas facilitam exercícios de pranayama, mais ânimo para os ásanas e facilita na calma e concentração para meditar. A lista mais indicada de Óleos Essenciais para Yoga:

Óleos Essenciais para Yoga e Meditação indicados para promover Calma e Relaxamento:

Óleos Essenciais para Yoga e Meditação indicados para Concentração, Foco e Aumento de Energia:

  • Óleo Essencial de Laranja: com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, este óleo ajuda a promover um melhor humor, além de relaxamento físico e mental.
  • Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta: com propriedade expectorante e antiviral, propicia sensação refrescante e revigorante.
  • Óleo Essencial de Melaleuca: possui propriedade antisséptica e atributo purificante, sendo importante para a limpeza e harmonização de ambientes.
  • Óleo Essencial de Olíbano: promove um estado meditativo e relaxante profundo, além de auxiliar na regeneração celular e desintoxicação do corpo.
  • Óleo Essencial de Limão: este óleo é reconhecido por sua capacidade de eliminar toxinas e estimular a energia do corpo.

Vale lembrar que os Óleos Essenciais podem ser utilizados não apenas durante a prática do Yoga, mas também posteriormente, para o alívio de tensões musculares (especialmente Manjerona, Alecrim, Capim-Limão, Cássia e Gengibre) ou para prolongar seu estado meditativo de relaxamento e calma. Também podem ser úteis para a limpeza do ambiente ou do mat, sendo os mais indicados para este caso: Melaleuca, Lavanda, Laranja, Limão, Hortelã-Pimenta, Eucalipto e Citronela.

Bônus: Cleaner de Óleos Essenciais para Limpar e Purificar o MAT de Yoga

É muito importante limpar e purificar o MAT de Yoga depois de cada prática. Como já disse alguns óleos essenciais têm propriedades mais indicadas para funções antibacterícida, além de aromas para acalmar ou para facilitar a respiração. Esta mistura prática e especial vai garantir a higiene necessária para deixar o teu MAT sempre pronto para a próxima prática.

Cleaner de Óleos Essenciais para Limpar e Purificar o MAT de Yoga

Quer saber mais sobre Óleos Essenciais e seus inúmeros benefícios? Não deixe de baixar o eBook Guia Básico dos Óleos Essenciais – Aromaterapia para Iniciantes que produzimos especialmente para você.

 


Artigo de Ana Paula Soukef para Novidade Saudável.

Fontes consultadas:

https://www.gurunanda.com/blogs/essential-oils/best-essential-oils-yoga

https://draxe.com/benefits-of-yoga/

https://articles.mercola.com/yoga.aspx

Ebook Guia Básico dos Óleos Essenciais – Aromaterapia para Iniciantes


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *