Publicado em

Brain Octane x Óleo MCT: Qual a diferença?

6 setembro 2018
Brain Octane x Óleo MCT: Qual a diferença?
Postado porEverton Souza

O Brain Octane é um produto básico da Dieta Bulletproof e um ingrediente chave do Bulletproof Coffe.

Este item está na dieta porque é capaz de aumentar o número de moléculas que queimam gordura e dão agilidade ao cérebro – as chamadas cetonas. Por isso, é um produto mais eficiente do que o óleo de coco comum ou que outras gorduras genericamente chamadas de MCT (em português, Triglicerídeos de Cadeia Média – TCM).

O Brain Octane é o mais efetivo tipo de MCT para a perda de peso, redução da fome, ativação cerebral e recuperação rápida. Na verdade, o Brain Octane é quatro vezes mais efetivo que o óleo de coco no aumento das cetonas. Uma pesquisa recente mostra que o óleo de coco comum não aumenta o número de cetonas mais do que um jejum de oito horas.

Existem quatro tipos diferentes de MCTs, e cada um faz coisas diferentes, nem sempre boas. É por este motivo que uma xícara de café com manteiga e óleo de coco não vai te manter cheio por mais de uma ou duas horas, ao passo que o verdadeiro Bulletproof Coffee, feito com Brain Octane e com grãos especiais de café, te garante uma energia estável durante toda a manhã.

Este artigo discute em profundidade o uso geral do Brain Octane (não apenas dos MCTs), abordando desde suas funções cerebrais até seus efeitos no desempenho atlético. Você vai aprender sobre os diferentes tipos de MCT, o que cada um deles faz em seu corpo e também sobre o “falso” MCT, que é legalmente comercializado como um MCT, porém é compreendido pelo nosso organismo como uma longa cadeia de gordura. Você também descobrirá porque aspectos como extração, processamento, pureza, uso de solventes, dosagem e alguns outros detalhes são importantes para seu cérebro e para suas medidas. Vamos lá!

O que são os MTCs?

Triglicerídeos de Cadeia Média são uma classe especial de gordura. Quimicamente, eles são um pouco diferentes de seus semelhantes de cadeia curta e cadeia longa. Moléculas de gordura têm a forma de um ratinho, com um corpo grande e uma cauda fina. O comprimento da cauda de uma gordura determina como ela age em seu corpo.

Este é o Brain Octane. O corpo fica à direita e a cauda de oito carbonos à esquerda.

Os MCTs recebem seus nomes a partir de suas caudas de comprimento médio – que vão de 6 a 12 carbonos de comprimento. Há quatro tipos de MCT: C6, C8, C10 e C12. Alguns MCT são mais eficientes para transformarem-se em cetonas do que outros, convertendo-se em uma fonte de energia potente, que não tem nada a ver com açúcar ou proteína.

As cetonas colocam você em um estado de cetose, que é quando você queima gorduras em vez de carboidratos para obter energia. As cetonas são uma fonte de combustível rápida e com uma queima limpa. Diferentes MCTs se transformam em cetonas em diferentes velocidades:

Ácido Capróico

Este é o MCT mais curto, com 6 carbonos. Ele se transforma em cetona mais rápido que seus similares de cadeia mais longa.

Os próximos dois MCTs desta lista compartilham a mesma origem nominal, mas através do processamento é possível tirar seu aroma de cabra.

O ácido capróico causa problemas digestivos, mesmo em pequenas doses. Óleos MCT de qualidade ruim podem conter de 1 a 2% de C6, o que os torna particularmente perigosos para seu estômago.

C8 Ácido Caprílico

Com 8 moléculas de carbono, o Brain Octane se converte em cetona em questão de minutos, o que o torna muito eficaz na supressão da fome e na ativação cerebral, de uma maneira muito melhor que os outros MCT. O Brain Octane também é sem sabor, sem odor e amigável ao seu estômago, evitando assim os perigos do C6 (isso também tem a ver com as formas de processamento!). O Brain Octane Bulletproof é 100% à base de coco, puro C8 MCT triplamente destilado, por isso não te causa problemas como os MCTs genéricos e é muito mais eficiente na produção de cetonas. Por razões óbvias, adicionar óleo de coco ao Brain Octane enfraquece seu efeito de produção de cetona. O gráfico abaixo mostra uma comparação entre o Brain Octane, o óleo MCT e o óleo de coco comum.

 

Ácido Cáprico

O ácido cáprico tem 10 carbonos, em vez de 8, por isso é menos eficiente que o C8. Os dois carbonos adicionais fazem com que seu fígado leve mais tempo para produzir as cetonas, mas ainda assim você continua recebendo estímulos mentais e metabólicos. O C10 é muito menos raro que o C8, fazendo com que seja um produto mais barato. O óleo Bulletproof XCT é uma mistura de C8 e C10, que te permite economizar um pouco de dinheiro, mas como você pôde ver no gráfico anterior, você não terá um pico de cetona tão alto. Entretanto, ele continua sendo melhor do que o óleo de coco e o MCT genérico.

Ácido Láurico

O ácido láurico é abundante no óleo de coco e a quantidade retirada para fabricação do Brain Octane, frequentemente acaba sendo usada na produção de sabão.

As empresas de óleo de coco e de óleos MCTs genéricos gostam de proclamar que o ácido láurico é um MCT. Isto tecnicamente é legal, mas apenas porque um químico (não um bioquímico) arbitrariamente decidiu que um óleo com 12 carbonos pertence a uma cadeia média. No entanto, os bioquímicos sabem que o ácido láurico se comporta exatamente como um ácido graxo de cadeia longa – o carbono extra requer etapas metabólicas adicionais. Isso significa que seu fígado terá dificuldade para a absorção do C12, além do fato de que este ácido não se transforma em cetona, a menos que você esteja em uma dieta muito baixa em carboidratos. Em contraste, o Brain Octane cria cetonas mesmo quando se você tem uma alimentação rica em carboidratos. É por isso que o ácido láurico não reduz a sua fome nem ativa o seu cérebro da mesma maneira que o Brain Octane e o Óleo XCT.

No link abaixo, você pode escutar a Dr. Melinda Culver falando deste tema na Bulletproof Radio:

É claro que uma produção de cetona pouco eficaz não torna o ácido láurico inútil. Ele é o MCT mais importante quando se trata de combater vírus, fungos, bactérias, incluindo estafilococo e cândida. O ácido láurico também pode ser considerado o precursor da monolaurina, outro composto muito eficiente para matar micróbios.

O óleo de coco é composto de cerca de 50% de ácido láurico, é por isso que se recomenda o consumo de uma colher de sopa ao dia. Não há razão para comprar um Óleo MCT com óleo de coco, se é muito mais barato comprar o próprio óleo de coco.
No entanto, lembre-se que o óleo de coco não vai reduzir sua fome nem ativar seu cérebro como o Brain Octane.

Supressão da fome

Quando você fica com pouca energia, seu estômago e seu intestino mandam para seu cérebro um pequeno hormônio chamado grelina. Quando a grelina chega ao cérebro, começa a demandar mais combustível. O apelido deste hormônio é justamente “hormônio da fome”, porque ele é o grande responsável por esta sensação. Seu estômago continua gerando mais e mais grelina até que você coma.

Quando você enche seu estômago, a grelina fica mais lenta, e outro hormônio (o CCK) entra em ação. Se a grelina é o hormônio da fome, o CCK é o hormônio que gera a sensação de estar saciado: ele diz para o seu cérebro que é hora de parar de comer. Este hormônio é poderoso – introduzi-lo em seu corpo faz com que você deixe de comer no meio da refeição.

Brain Octane se transforma em cetona. Cetona suprime a grelina e produz CCK. O resultado é que você fica satisfeito e energizado por horas, apenas com uma pequena quantidade de Brain Octane. Não há a necessidade de comer a cada duas ou três horas, contanto que você consiga a dose certa de cetonas.

Perda de peso

As cetonas fazem mais do que suprimir a fome. Elas também:

  • Aumentam sua taxa metabólica.
  • Diminuem a quantidade de gordura armazenada.
  • Queimam as gorduras que você já tem.

É por isso que o Bulletproof Coffee funciona tão bem. Quando você bebe uma xícara, permanece com a sensação de saciado por horas, seu desejo por comida diminui, você entra no modo de queima calórica e evita que suas reservas de gordura voltem a aumentar. A perda de peso pode se dar sem esforço.

Um cérebro mais ágil

E há também a clareza mental. Por diversas razões, o Brain Octane é um excelente combustível para o cérebro.
Primeiro motivo – velocidade. O Brain Octane se transforma em cetona em questão de minutos. Essas cetonas fornecem aos seus neurônios acesso quase imediato à energia. É possível sentir seu cérebro sendo ativado. A confusão desaparece e dá lugar um pensamento ágil.

Não há muitas pesquisas relativas ao MCT e suas funções cerebrais em pessoas saudáveis – é algo que você terá que experimentar e sentir por conta própria – no entanto, existem estudos sobre o MCT em pessoas com Alzheimer.

Um dos primeiros sintomas do Alzheimer e de outras formas de demência é o comprometimento do metabolismo da glicose no cérebro. O açúcar não consegue chegar onde precisa chegar e, sem energia, as células cerebrais começam a morrer.

As cetonas funcionam de uma forma diferente da glicose, e este sistema muitas vezes permanece intacto em pessoas com demência. Isso significa que o MCT é capaz de fornecer energia para as células cerebrais que estão morrendo, mantendo assim os neurônios vivos e, às vezes, até mesmo revertendo os sintomas do Alzheimer.

O Brain Octane pode impulsionar seu cérebro. Experimente! Você poderá sentir.

Malhar com mais intensidade

O Brain Octane é um ótimo combustível para os exercícios e o Bulletproof Coffee é um combustível ainda melhor. Também é um ótimo pré-treino.

Açúcares e carboidratos simples prejudicam a sua testosterona, e isso atrapalha a formação dos músculos. O Brain Octane não produz este efeito, pois é uma fonte rápida de energia limpa. Com o Bulletproof Coffee você será capaz de ajudar a síntese de testosterona. A cafeína também lhe dará mais impulso na academia. Você se sentirá superdisposto para malhar.

Além disso, o MCT pode melhorar sua resistência:

Pessoas que utilizam suplementos com óleo MCT aguentam por mais tempo treinamentos de alta intensidade e acumulam menos lactato sanguíneo.

Para saber mais sobre o Brain Octane, a cetose e suas relações com os exercícios físicos, acesse o episódio da Bulletproof Radio com Bem Greenfield. Ben é um dos maiores atletas de elite no mundo e ele aposta nas cetonas.

Fontes de fornecimento: qual é a melhor fonte de MCT?

  • O Brain Octane contém o tipo mais potente de gordura de cadeia média. Converte-se em cetona muito rapidamente e não tem aroma de cabra.
  • Não carrega ácido láurico (C12). O ácido láurico é bom para combater micróbios, mas não para gerar cetonas. Se você quer os benefícios do ácido láurico, compre uma garrafa de óleo de coco. É mais barato do que comprar óleo MCT de baixa qualidade.
  • Quase todas as empresas usam solventes para limpar e desodorizar seu óleo MCT, isto pode deixar vestígios de produtos químicos nos produtos finais. A Bulletproof, ao contrário, usa argila.
  • O Brain Octane é triplamente destilado e testado em laboratório quanto à sua pureza. Não há C12, nem solventes. É 100% puro.
  • O Brain Octane não é emulsificado. O óleo MCT emulsionado é aquele que foi literalmente diluído em água. Além de ser um produto diluído, o processo de emulsificação custa caro, e você acaba pagando caro por um produto sem qualidade e fraco.
  • A Bulletproof extrai 100% de seu Brain Octane do óleo de coco sustentável, não do óleo de palma, protegendo assim a população de orangotangos do sudeste da Ásia. Nós não destruímos florestas nem matamos orangotangos!

Como chegar na dose correta

Uma quantidade muito pequena de Brain Octane não reduzirá sua fome nem ajudará na queima de gorduras. Mas uma quantidade muito grande, pode te deixar com o intestino solto.

Comece com uma colher de chá e vá construindo seu próprio caminho nas semanas subsequentes. O grande objetivo é elevar sua concentração de cetona a 0,48 mmol/L.

Com 0,48, seu corpo redefine seus níveis de grelina e leptina – os hormônios da fome. Esse é o número mágico a que você deve chegar para suprimir a fome e atingir uma queima de gordura eficaz. Chegar lá pela primeira vez exigirá um pouco de auto-experimentação.

O Brain Octane é uma ferramenta muito poderosa. Você tem uma história de sucesso? Você tem alguma dúvida? Deixe seu comentário sobre este produto.

Traduzido de: https://blog.bulletproof.com/the-definitive-guide-to-mcts/

Veja aqui os produtos Brain Octane Bulletproof que recomendamos:

MCT Brain Octane – Óleo de Coco Ultra Concentrado
MCT Brain Octane – Óleo de Coco Ultra Concentrado

Comprar
MCT Brain Octane em Sachês – Óleo de Coco Ultra Concentrado
MCT Brain Octane em Sachês – Óleo de Coco Ultra Concentrado

Comprar

6 comentários sobre “Brain Octane x Óleo MCT: Qual a diferença?

    1. Nós que te agradecemos!
      Um grande abraço!

  1. Realmente o Brain Octane é incrível! Eu misturo de manhã no meu mingau de aveia com Whey de pré treino e eu sinto um gás enorme! Fiquei uns dias sem ele e quando voltei a tomar senti uma diferença absurda na minha energia e agora lendo sobre todos esses benefícios, acredito que não vivo mais sem! Obrigada novidade saudável, por tanta informação, por tanto carinho com o próximo e por ser essa empresa surreal, preocupada em trazer produtos tão bons, orgânicos e do bem! Só desejo um sucesso enorme! Beijos da cliente assídua!!!! ❤️

    1. Puxa, ficamos felizes que o MCT Brain Octane tenha te ajudado de uma forma tão rica e que tivesse um resultado tão bom!
      Agradecemos imensamente pelo carinho conosco e deixamos aqui nossos votos que saúde e bem estar. ❤
      Abraços querida.

  2. Bom tarde.
    Já comprei no site de vocês o Brain Octane, gostei da reportagem, mas fiquei com uma dúvida. O Brain Octane quebra o jejum? Por ser gordura, achava que sim, mas com tantos benefícios, não tenha tanto problema.
    Faço jejum várias vezes por semana, normalmente de 20 horas e às vezes fico com o cérebro lento e com um pouco de fome, apesar de usar muito chá e água.
    O que vocês teria para orientar sobre isso?

    1. Olá Ígor,
      A Bulletproof não indica o uso do MCT Brain Octane em jejum.
      Sugerimos que procures o profissional da saúde que te acompanha, para assim saberes o que é melhor pra ti. 😉

      Abraços querido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *