Publicado em Deixe um comentário

Camu Camu: uma presença marcante

11 maio 2020
Camu Camu: uma presença marcante
Postado por Guilherme Moretti

Conheça os benefícios que a maior fonte de vitamina C do mundo pode te proporcionar.

Quando falamos sobre maneiras saudáveis de levar a vida, a alimentação equilibrada se mostra um pilar fundamental. E, dentro do equilíbrio de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, estão as vitaminas.

Relacionada com o sabor cítrico de muitos alimentos, o ácido ascórbico – a própria Vitamina C – é possivelmente a mais popularmente conhecida dentre as vitaminas!

Por possuir o maior teor de Vitamina C do planeta e apresentar componentes poderosos, o Camu Camu é um fruto que vem conquistando a atenção tanto de quem quer inovar sua dieta com seu sabor marcante quanto de pesquisadores, que o têm como alvo de inúmeras pesquisas.

Quer saber um pouco mais sobre como esse antioxidante natural pode te ajudar a manter uma vida saudável de uma forma saborosa? Vem com a gente nesse breve post!

Camu Camu: a maior fonte de Vitamina C do planeta

Quando comentamos que o Camu Camu possui o maior teor de vitamina C do planeta, não estávamos de brincadeira. Esse fruto possui até 60 vezes mais desta vitamina do que a própria laranja! E é por isso que seu consumo é comumente indicado no formato de pó, a fim de que seja misturado em água, sucos, sorvetes ou em receitas onde se deseja acentuar o sabor cítrico que cativa tantas pessoas.

Porém, além do ácido ascórbico, o Camu Camu contém em sua composição outros antioxidantes que, em combinação com seus compostos fitoquímicos, minerais e aminoácidos, oferecem diversos benefícios para a saúde através de seu consumo.

A ação dos Antioxidantes do Camu Camu

Junto da presença expressiva de Vitamina C, o grupo de antioxidantes do Camu Camu é composto pelo o ácido elágico e pelos carotenoides, compostos fitoquímicos capazes de colaborar com a saúde física e mental. Dentre eles, predominam a luteína, o beta-caroteno e a zeaxantina.

Assim, além de ajudar na prevenção de gripes e resfriados, sua ação atua diretamente na eliminação de radicais livres, na redução do estresse oxidativo e no combate a inflamações e infecções bacterianas e virais.

Tanto a vitamina C quanto os compostos antioxidantes que complementam sua ação também podem oferecer efeitos positivos para os olhos. Suas propriedades são capazes de retardar a progressão da degeneração macular – que acontece de forma natural conforme o aumento da idade.

Outra vantagem que pode ser obtida através de suas propriedades antioxidantes está relacionada com a saúde bucal. Combinados com seus componentes antivirais, seus antioxidantes auxiliam no combate a problemas que ocorrem nas gengivas, como a gengivite, e impedem a evolução de outras inflamações causadas por radicais livres.

O que as Pesquisas dizem sobre o Camu Camu?

Como a popularidade do camu camu está em crescimento expressivo, dedicamos um espacinho exclusivo para comentarmos um pouco sobre o que dizem os inúmeros estudos em torno de seu potencial favorável à saúde, sendo que muitos deles estão relacionados com a combinação entre seus antioxidantes e compostos fitoquímicos.

Pesquisas sugerem que a ação dos antioxidantes do camu camu ajudem redução de placas cerebrais, as quais aumentam as chances de problemas como a demência e o Alzheimer, auxiliando também no aumento da capacidade de memória, foco e cognição.

Estudos também sugerem que o consumo de camu camu pode ser associado ao controle de peso, visto que sua ação altera de maneira positiva a microbiota intestinal, melhora a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina.

Juntamente dos antioxidantes, os compostos fitoquímicos do Camu Camu – em especial, os flavonóides – têm potencial de beneficiar o fígado de diversas formas. Estudos demonstraram sinais expressivos na supressão de lesões hepáticas relacionados a um especificamente a um composto ativo denominado 1-metilmalato, comprovando a eficácia do das propriedades do fruto para a saúde do fígado.

Além disso, acredita-se que suas propriedades atuem na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, na resposta à insulina e na proteção do coração e das artérias contra os seus espessamentos e endurecimentos, grandes fatores de risco relacionados à doenças cardíacas.

Inove os Sabores do seu dia a dia

Parece que o sabor marcante do Camu Camu é proporcional ao número de benefícios que seu consumo oferece para nossa saúde, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *