Publicado em 4 comentários

Canela Do Ceilão: Uma Especiaria Aromática E Repleta De Benefícios

22 julho 2021
Canela Do Ceilão: Uma Especiaria Aromática E Repleta De Benefícios
Postado por Mateus Kurek Pagliosa
Canela Do Ceilão Uma Especiaria Aromática E Repleta De Benefícios Capa

A canela é uma das especiarias mais usadas no mundo inteiro há séculos, proveniente da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, que possui duas variedades principais: Cinnamomum zeylanicum, a Canela do Ceilão, e Cinnamon cassia, a Canela Cássia.

As árvores do gênero Cinnamomum são plantas tropicais perenes, e é de suas cascas internas que são obtidas as canelas que consumimos. No entanto, além do uso culinário, que transforma o sabor e o aroma das mais diversas receitas, a canela oferece muitas propriedades terapêuticas.

No Ayurveda, por exemplo, a canela é considerada um remédio natural para o tratamento de doenças respiratórias, digestivas e até mesmo ginecológicas, sendo que suas propriedades medicinais são aproveitas a partir de todas as suas partes (casca, folhas, flores, frutos e raízes). Aqui, vale destacar que, quimicamente, cada uma destas partes possui a mesma matriz de hidrocarbonetos, mas em proporções variáveis – o que é a provável razão de seu potencial benéfico e variado para o organismo.

Como veremos a seguir, a Canela do Ceilão é um tipo mais nobre de canela, de cor mais clara, que oferece menor risco de toxicidade e propriedades distintas, as quais são foco de pesquisas científicas sobre a ampla gama de benefícios que proporcionam para a saúde humana.

As Principais Diferenças Entre A Canela Do Ceilão E A Canela Cássia

Diferenças entre Canela do Ceilão e canela cássia

Embora muitas vezes cumpram a mesma função culinária, a Canela do Ceilão e a Canela Cássia possuem diferenças bastante relevantes entre si.

Em termos sensoriais, é notável que a Canela do Ceilão é agradavelmente mais aromática e oferece um sabor mais doce e refinado – e por isso, torna-se rapidamente a favorita após ser provada por pessoas acostumadas a consumir apenas a canela comum. A composição química desta espécie também pode influenciar em sua degustação, visto que, além de ser rica em compostos como flavonoides e polifenóis, também apresenta um teor reduzido de cumarina.

Uma diferença importante entre a Canela do Ceilão e a Canela Cássia está no conteúdo de cumarina que cada uma apresenta. As cumarinas são fitoquímicos naturais de plantas com fortes propriedades anticoagulantes, que podem afetar a saúde do fígado em quantidades excessivas. O conteúdo de cumarina na Canela do Ceilão é muito pequeno para causar riscos à saúde, enquanto o nível de cumarina da canela comum é muito mais alto e, portanto, pode representar riscos à saúde se consumido regularmente.

De acordo com o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Risco (BfR), 1 kg de pó de Canela Cássia contém de 2,1g a 4,4 g de cumarina, o que significa que em 1 colher de chá, cerca de 5,8-12,1 mg de cumarina podem estar presentes. [ 1 ]. Este valor está acima da Ingestão Diária Tolerável para cumarina que, segundo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), é de 0,1 mg diários por quilo de peso corporal. [ 2 ]. Vários países restringiram o uso regular de Cinnamomum cassia como resultado deste perigo potencial à saúde associado a altos níveis de cumarinas [ 3 ]. Em contrapartida, sabe-se que a Canela do Ceilão apresenta um teor quase nulo de cumarina [ 1 ].

Benefícios Relacionados Com A Canela do Ceilão

Canela do Ceilão exposta em tábua de madeira

São diversas as pesquisas que avaliam os efeitos benéficos da Canela do Ceilão para a saúde, os quais são resultado de suas propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e outras, como o apoio à função cognitiva e ao controle de glicose no sangue, do colesterol e da pressão arterial que, dentre outros benefícios, acabam melhorando a saúde cardíaca.

Confira os principais benefícios relacionados com a Canela do Ceilão investigados pela ciência.

Ação antioxidante

Existem fitoquímicos de poderosa ação antioxidante, responsável pela eliminação do excesso de radicais livres, moléculas altamente reativas produzidas constantemente por reações enzimáticas nas células, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.

Extratos de casca de Canela do Ceilão são considerados potentes na atividade de eliminação de radicais livres e prevenção de doenças crônicas – incluindo o câncer –, especialmente pela presença de polifenóis e outros compostos, como flavonoides e ácido fenólico.

Além destes, um estudo in vitro mostrou que os polissacarídeos solúveis de Cinnamomum zeylanicum também podem ser um excelente antioxidante [ 4 ].

Um estudo avaliou o consumo diário de chá contendo Canela do Ceilão (100 mg/300 mL de chá) feito por 18 pessoas ao longo de 10 dias. Segundo amostras de sangue analisadas, biomarcadores de estresse oxidativo, incluindo nível de peroxidação lipídica, tiveram uma redução significativa.

Além da prevenção da peroxidação de gorduras, os antioxidantes da Canela do Ceilão ajudam a reduzir o acúmulo de óxido nítrico no sangue. Desta forma, acaba beneficiando a saúde cerebral e cardíaca.

O óleo essencial de Cinnamomum zeylanicum também tem seu potencial antioxidante evidenciado. Segundo pesquisas, dois de seus compostos (cinamicaldeído e ácido hidrocinâmico) foram capazes de reagir como captadores de radicais livres de peróxido e prevenir danos oxidativos.

A capacidade de combate ao estresse oxidativo do óleo essencial de Cinnamomum zeylanicum também foi apontada em um estudo que demonstrou sua capacidade de prevenir o dano oxidativo causado por formaldeído no tecido hepático através do reequilíbrio das enzimas antioxidantes.

Combate de inflamações

O óleo essencial da casca de canela (Cinnamomum zeylanicum) tem sido usado há milhares de anos na medicina ayurvédica para aliviar as dores nas articulações e entorpecer a dor, o que se deve às suas propriedades anti-inflamatórias. 

Este óleo essencial normalmente apresenta uma quantidade muito alta de cinamaldeído – um composto responsável pela maior parte de sua atividade anti-inflamatória –, uma menor quantidade de eugenol, e muitos outros compostos aromáticos. 

Um estudo demonstrou que o uso deste óleo essencial inibiu significativamente a produção de vários biomarcadores de proteína envolvidos na inflamação e na remodelação dos tecidos. Inclusive, foi observado que muitos dos genes e vias de sinalização afetados desempenham papéis críticos na inflamação, resposta imunológica, biologia do câncer e resposta a danos no DNA. Desta forma, sugere-se que o efeito inibitório geral deste óleo essencial seja potencialmente benéfico para a regulação destes processos biológicos.

O uso da Canela do Ceilão em forma de especiaria também é benéfico para o combate à inflamação.

Por exemplo, o exercício intenso pode resultar em uma resposta inflamatória ligada ao dano celular e à dor muscular. Um estudo avaliou efeitos positivos da combinação de Canela do Ceilão e gengibre para a redução de dores musculares em mulheres atletas ao longo de seis semanas.

Saúde do coração

A Canela do Ceilão também apoia o controle da pressão arterial, do colesterol e, consequentemente, pode beneficiar o sistema circulatório e a saúde cardíaca.

Pesquisas indicam que o consumo de Canela do Ceilão pode reduzir o colesterol total, o colesterol LDL (“ruim”) e os triglicerídeos, ao passo que aumenta o colesterol HDL (“bom”).

Seu efeito na redução do colesterol, junto com suas propriedades antioxidantes, tem o potencial de reduzir as complicações cardiovasculares de longo prazo associadas ao diabetes, ao mesmo tempo que é eficaz como suplemento em pacientes com hiperlipidemia e doenças cardiovasculares sem diabetes. [ 5 , 6 ]

Um estudo investigou os efeitos anti-hipertensivos agudos e crônicos do extrato de metanol da casca do caule de Cinnamomum zeylanicum, bem como seus efeitos no metabolismo lipídico. As conclusões demonstraram que os efeitos anti-hipertensivos de longo prazo da Canela do Ceilão podem ser atribuídos à capacidade de suas fitomoléculas ativas inibirem a remodelação cardiovascular, melhorar a complacência da parede arterial e prevenir o comprometimento endotelial.

Regula o açúcar no sangue

Muitos estudos já avaliaram os benefícios da Canela do Ceilão para a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Sua ação neste sentido envolve a redução da absorção intestinal de glicose pela inibição de enzimas, o estímulo da captação celular de glicose, a síntese de glicogênio e a liberação de insulina, além de potencializar a atividade do receptor de insulina e inibir a gliconeogênese.

Devido a isso, a Canela do Ceilão é especialmente recomendada para diabéticos.

Estudos mostraram que seus efeitos benéficos também auxiliam no controle da perda de peso relacionada a diabetes, redução da glicose do sangue em jejum, aumento dos níveis de insulina circulante e efeitos benéficos contra a neuropatia e nefropatia diabética.

Outros estudos demonstraram que esse efeito causa uma redução dependente da dose na concentração de insulina sérica. [ 7 ] Essa rápida redução na concentração de glicose no sangue e a necessidade reduzida de insulina podem ajudar a prevenir a destruição das células beta produtoras de insulina, que ocorre como consequência da hiperglicemia crônica associada ao diabetes. [ 8 ]

Combate infecções

Os benefícios das plantas medicinais para fins de cura são utilizados há milhares de anos. Os fitoquímicos com propriedades antimicrobianas da Canela do Ceilão, por exemplo, apresentam um enorme potencial terapêutico contra bactérias, vírus e fungos.

Trinta estudos diferentes avaliando as propriedades antimicrobianas in vitro de Canela do Ceilão foram mencionadas em uma revisão científica, que evidenciou seu potencial ação antimicrobiana contra uma ampla variedade de bactérias.

Um deles testou o poder antibacteriano do óleo de casca de canela contra bactérias que provêm dos gêneros Staphylococcus, Enterococcus, Enterobacter e Acinetobacter, os quais podem apresentar alta resistência aos antibióticos recomendados para seu tratamento. A conclusão do estudo evidenciou sua eficiência, e mencionou que o óleo de casca de canela pode ser utilizado como agente antibacteriano alternativo em cosméticos, produtos de higiene e, até mesmo, em desinfetantes aplicados em ambiente hospitalar.

Outro estudo observou mudanças morfológicas no crescimento fúngico após exposição ao óleo essencial de C. zeylanicum, como perda de citoplasmática, perda de pigmentação e rompimento da estrutura fúngica e degeneração da parede celular. Diante isso, concluiu-se que o óleo essencial de C. zeylanicum poderia ser usado como potente composto antifúngico, particularmente, prevenindo o crescimento de espécies de Aspergillus.

Conforme observado nesta pesquisa, o óleo essencial de Cinnamomum zeylanicum pode atuar como agente antifúngico também é evidente com a ação inibitória e fungicida contra C. albicans e C. auris, as quais causam candidíase. A atividade da Canela do Ceilão contra a cândida resistente e suscetível ao medicamento fluconazol também foi estudada em pacientes infectados pelo HIV, onde 3 em 5 pacientes mostraram melhorias em sua candidíase oral. [ 9 ]

Na Índia, a casca de é frequentemente embebida em água e usada como solução para enxágue bucal, que exibe uma atividade antifúngica potente contra patógenos bucais e é utilizado para tratar patógenos de cárie dentária. [ 10 ]

Vale destacar que extratos obtidos de suas folhas também mostram-se eficientes contra patógenos orais. [ 11 , 12 , 13 ]

Dicas De Uso Da Canela Do Ceilão

Rolinhos de Canela do Ceilão feitos a partir de receita de panificação sem glúten

A Canela do Ceilão é uma especiaria de sabor e aroma adocicados e livre de concentrações elevadas de cumarina, como a canela comum. Por isso, pode ser usada nos mais diversos preparos culinários, sejam estes alimentos ou bebidas.

É uma ótima alternativa para aprimorar milhares de receitas de panificação – incluindo a panificação sem glúten –, como bolos, assados, muffins e pães saborizados. Em receitas de cremes e caldos, também proporciona um toque único.

Shots anti-inflamatórios e antioxidantes, sucos, smoothies e shakes com Canela do Ceilão também funcionam muito bem. Experimente combiná-la com gengibre ou neem, duas especiarias que também integram muitas formulações ayurvédicas para defesa e equilíbrio do organismo!

4 comentários sobre “Canela Do Ceilão: Uma Especiaria Aromática E Repleta De Benefícios

  1. Faço uso e adoro!!! Não sabia das inúmeras propriedades tão positivas!! 😁👍😍💝

    1. Oi, Andrea!
      Sim! São tantos benefícios que a gente realmente se encanta com esses detalhes que vão além do sabor e do aroma, né?
      Publicamos também uma matéria sobre os benefícios do chá de canela, você já conferiu? Vou deixar o link aqui pra você: https://novidadesaudavel.com.br/os-6-principais-beneficios-do-cha-de-canela-e-como-prepara-lo/
      Boa leitura! ❤️

  2. Como faço para comprar a Canela do Ceilão?

    1. Oi, Vivian!

      Você pode adquirir no site Novidade Saudável, vou deixar o link aqui pra você: Canela do Ceilão Védica em Pó Souly https://novidadesaudavel.com.br/produto/canela-do-ceilao-vedica-em-po-souly-60g/

      Um abraço, ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *