Publicado em Deixe um comentário

Formas naturais de combate à celulite

7 fevereiro 2019
Formas naturais de combate à celulite
Postado por Ana Paula

A celulite é algo bastante comum, principalmente entre as mulheres, caracterizando-se por ser uma inflamação das células que causa mais incômodos estéticos do que propriamente riscos para a saúde. No entanto, alguns dos motivos que levam à formação da celulite podem sim ser preocupantes, tais como: má alimentação, acúmulo de gordura e toxinas, metabolismo lento, desidratação, falta de exercícios físicos, mudanças hormonais, dentre outras causas conhecidas, como o estresse. Por isso, é importante estar atento a essas marcas na pele, que podem ser uma indicação de que algo que não vai bem em seus hábitos de vida.

Por questões relacionadas à produção do hormônio estrogênio, as mulheres são bem mais propensas a desenvolverem celulite do que os homens. Um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que 99% das mulheres têm celulite após os 30 anos, enquanto apenas 20% dos homens desenvolvem o problema.

Parece difícil para as mulheres fugirem disso, no entanto existem alguns caminhos naturais para prevenir e/ou combater as tão temidas marcas. Um dos caminhos é a utilização de óleos essenciais para massagem tópica. Existem alguns óleos que auxiliam especialmente no tratamento e prevenção da celulite.

Um artigo publicado em 2017, no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, indica alguns destes óleos:

Óleo Essencial de Cedro

Os componentes do Óleo Essencial de Cedro possuem efeito diurético, anti-inflamatório e adstringente, o que ajuda a melhorar a aparência da pele.

Óleo Essencial de Capim-Limão

O Óleo Essencial de Capim Limão não apenas reduz o estresse e relaxa os músculos, como também auxilia na regeneração do tecido celular e no processo de circulação, tendo assim efeito positivo sobre para a prevenção da formação da celulite.

Óleo Essencial de Junípero

O Óleo Essencial de Junípero é outra boa opção de tratamento natural. Além de suas propriedades diuréticas, este óleo auxilia na melhora da aparência da pele e possui efeito desintoxicante para o organismo.

Óleo Essencial de Gerânio

O Óleo Essencial de Gerânio ajuda a combater a retenção de líquidos, que leva à celulite. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e de equilíbrio hormonal, que ajudam especialmente as mulheres.

Óleo Essencial de Alecrim

Estudos científicos publicados sobre o Óleo Essencial de Alecrim evidenciam que ele auxilia na redução do acúmulo de gordura pelas células, além de estimular a micro-circulação, atuando positivamente sobre a saúde da pele.

Óleo Essencial de Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda é comumente usado para tratamento natural de problemas de pele e dores musculares, pois possui qualidades que contribuem para o crescimento de novas células e para o processo de regeneração e rejuvenescimento dos tecidos.

Óleo Essencial de Limão

O Óleo Essencial de Limão, usualmente utilizado para a eliminação de toxinas do corpo, realiza uma drenagem linfática natural e purifica a pele. Por promover a saúde dos tecidos, este óleo é utilizado em distintas aplicações dermatológicas.

Os óleos essenciais indicados podem ser utilizados em massagens tópicas, que ajudam a incentivar a circulação, lembrando que para evitar reações alérgicas recomenda-se a diluição dos Óleos Essenciais com Óleos Vegetais Carreadores, sendo o Óleo de Karité um dos óleos vegetais mais indicados para auxiliar no combate da celulite.

Óleo de Andiroba

Existem ainda outras alternativas excelentes que ajudam naturalmente no combate da celulite. Uma delas é o Óleo de Andiroba.

O Óleo de Andiroba é um óleo vegetal puro, extraído de áreas isoladas da região amazônica, sendo considerado um remédio maravilhosos para a pele, ideal para o tratamento e a prevenção da celulite.

Ele possui ação anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, analgésica e calmante, por isso caracteriza-se como um poderoso agente regenerador, que promove hidratação profunda e rejuvenescimento dos tecidos. Também pode ser utilizado para dores e lesões musculares.

Tratamento natural com chás

Muitos chás, devido às suas propriedades e composição, podem auxiliar na prevenção e combate da celulite. Os chás diuréticos, ao prevenirem o inchaço e a retenção de líquido, naturalmente auxiliam no problema. Uma boa indicação é o Chá Tulsi Cúrcuma e Gengibre, que une as propriedades benéficas do gengibre e da cúrcuma às propriedades do manjericão sagrado Tulsi.

O gengibre é uma raiz com poderosa ação diurética e termogênica, o que significa que pode ajudar na eliminação da gordura que se acumula no organismo. A cúrcuma, por sua vez, é um poderoso anti-inflamatório, que reduz o estresse oxidativo das células e ajuda a metabolizar e eliminar toxinas do organismo. Estes benefícios se unem ao poder da erva Tulsi (que combina as três variações da planta- Vana, Krishna e Rama), e auxilia no processo natural de detoxificação no corpo.

O Tulsi, além de ser rico em antioxidantes, possui excelentes qualidades adaptógenas. Por estas propriedades, todos os chás Tulsi podem auxiliar na manutenção da saúde geral. Lembrando que menos toxina significa também pele mais viçosa e saudável.

Também o Chá Verde e/ou sua variedade Matchá é uma ótima indicação, visto que ajuda a promover um metabolismo saudável, vital para o controle de peso e para o combate do acúmulo de gorduras. Trata-se de um chá termogênico, com ação anti-inflamatória e antioxidante, além de alto poder diurético, unindo assim diversas propriedades que favorecem o combate da inflamação. E a celulite, como vimos, é uma inflamação. Sem falar de todos os outros benefícios que este chá é capaz de oferecer!

Avalie se essas estratégias fazem sentido para ti. Na pior das hipóteses, se a celulite não for embora como tu gostarias, a saúde geral provavelmente estará melhor e o corpo agradece! Claro que qualquer cuidado com a pele é mais eficaz quando combinado a hábitos saudáveis: descanso adequado, boa alimentação, exercício e alegria de viver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *