Publicado em Deixe um comentário

Como os suplementos de colágeno funcionam? Saiba o que a ciência diz.

11 outubro 2018
Como os suplementos de colágeno funcionam? Saiba o que a ciência diz.
Postado por Everton Souza

Antes de entender os benefícios do suplementos de colágeno, é importante saber que o colágeno pode ser entendido como uma espécie de “cola”, que faz com que nosso corpo permaneça unido. Essa proteína auxilia na formação do tecido conjuntivo de quase todas as estruturas corporais, desde os ossos até a pele. Mas como os suplementos de colágeno funcionam?

Trata-se de um dos mais importantes alicerces do nosso organismo – isso explica porquê as pessoas estão introduzindo suplementos de colágeno em seu café. Ele reduz as rugas, mantém as articulações fortes e flexíveis, garante a resistência dos ossos e auxilia no processo de hidratação da pele.

Nosso corpo naturalmente produz colágeno, todos os dias. Mas, com o passar do tempo, essa produção vai diminuindo. “Em nossa pele, há uma enzima chamada colagenase, que é responsável pela quebra do colágeno. Depois dos 25 anos, nós passamos a quebrar mais do que produzimos, e é por isso que começamos a ver rugas e linhas de expressão”, explica Debra Jaliman, autora de “Skin Rules: Trade Secrets de um Top New York Dermatologist”.

É possível adicionar naturalmente colágeno à nossa dieta, consumindo alimentos como caldos de ossos e determinados tipos de carne. Consumir suplementos também pode ser uma maneira bastante conveniente e eficaz. Mas os suplementos realmente funcionam? Nos próximos parágrafos, você encontrará alguns dados científicos sobre este tema.

Como os suplementos de colágeno funcionam?

Cada célula do nosso corpo possui uma função específica para o funcionamento do organismo. Os fibroblastos têm um papel muito importante: a produção de colágeno. Para isto, os fibroblastos precisam de certos aminoácidos (glicina, prolina e hidroxiprolina).

Os suplementos de colágeno atuam justamente no fornecimento destes aminoácidos.

O colágeno hidrolisado, também conhecido como “peptídeo de colágeno”, é a maneira mais eficaz de fornecimento de aminoácido. O processo de hidrólise quebra o colágeno e o transforma em um pó suave e leve, que é facilmente digerido e absorvido pelo organismo. Isso torna os aminoácidos mais biodisponíveis, ou seja, mais capazes de serem usados pelo corpo.

Os suplementos de colágeno e a digestão

Uma crítica comum aos suplementos é que, quando ingeridos, os peptídeos de colágeno são quebrados já durante o processo de digestão e não chegam a ser absorvidos pelo intestino, ou seja, não chegam a trazer benefícios para o organismo. Para serem usados ​​pelo seu corpo, esses aminoácidos e peptídeos têm que ser absorvidos pelo intestino delgado e circular na corrente sanguínea.

No entanto, cientificamente esta crítica não se confirma. Um estudo realizado em 2018 investigou os efeitos da ingestão de colágeno hidrolisado durante um período de quatro semanas. Os resultados encontrados evidenciam mudanças perceptíveis nos níveis de peptídeos na corrente sanguínea. Outros estudos conduzidos sobre o mesmo tema também encontraram níveis positivos na corrente sanguínea após a ingestão dos suplementos.

Estas pesquisas comprovam que os suplementos são sim eficazes.

Por que consumir suplementos de colágeno?

A maior parte das pessoas não possui uma dieta adequada quanto ao nível de colágeno, por isso é mais fácil usar um suplemento de colágeno, que pode ser adicionado em sopas, assados e bebidas. Para obter a melhor qualidade, procure uma fórmula sem sabor, que se adeque facilmente ao seu estilo de alimentação.

“Como qualquer suplemento, existem algumas marcas melhores que outras. Procure por rótulos que indiquem que os peptídeos de colágeno não têm substâncias adicionais”, diz Kelly Schmidt, expert em nutrição.

O que o colágeno faz?

Anne Kelly, diretora da Clínica Biomédica da Holanda e do Centro de Tratamento Hiperbárico de Minnesota, diz que o colágeno é uma substância que retarda o envelhecimento, mas não apenas isso. “É a base para múltiplas funções no corpo ”, diz.

Abaixo estão alguns dos tantos benefícios dos suplementos de colágeno:

Pele

“O colágeno é a proteína mais abundante na pele, representando de 75 a 80% deste órgão”, diz Jaliman. “A camada média da pele, chamada de derme (camada que dá volume e vigor à pele), é onde se localiza o colágeno”.

Estudos têm demonstrado que a ingestão regular de suplemento auxilia na saúde e combate os efeitos do envelhecimento, além disso reduz o aparecimento de rugas e aumenta a hidratação, a suavidade e a elasticidade da pele. “O consumo de colágeno pode aumentar a elasticidade e pode ajudar no processo de reparação, incentivando a formação de novo colágeno”, diz Jaliman.

Articulações

Além de beneficiar os ossos e a saúde, o colágeno diminui a dor nas articulações, melhora a flexibilidade e ajuda na formação de novos ossos. Um estudo realizado em 2008, com 147 atletas da Universidade Penn State, revelou que os suplementos são eficazes no tratamento de dores nas articulações.

 

Você merece sentir o seu melhor. Os suplementos de colágeno são eficazes, versáteis e beneficiam seu corpo integralmente. Conheça o colágeno da Bulletproof.

Fonte Blog Blulletproof. Traduzido por BioMercado Brasil.

Confira alguns Suplementos de Colágeno da Bulletproof disponíveis na nossa Loja Virtual:

Proteína de Colágeno Grass Fed em Pó 454g
Proteína de Colágeno Grass Fed em Pó 454g

Comprar
Barra de Proteína de Colágeno Grass Fed Fudge Brownie Bulletproof 45g
Barra de Proteína de Colágeno Grass Fed Fudge Brownie Bulletproof 45g

Comprar
Barra de Proteína de Colágeno Grass Fed Tortinha de Limão Bulletproof 45g
Barra de Proteína de Colágeno Grass Fed Tortinha de Limão Bulletproof 45g

Comprar
Barra de Proteína de Colágeno Grass Fed Vanilla Bulletproof 45g
Barra de Proteína de Colágeno Grass Fed Vanilla Bulletproof 45g

Comprar
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *