Publicado em Deixe um comentário

Conheça as principais categorias aromáticas dos óleos essenciais

18 outubro 2018
Conheça as principais categorias aromáticas dos óleos essenciais
Postado por Ana Paula
Essential Oils - Food Grade? FAQs

Cada dia mais e mais pessoas estão incorporando a aromaterapia ao seu cotidiano.  Hoje, as pesquisas científicas comprovam que os óleos essenciais possuem um alto poder de cura, pois as fragrâncias são capazes de gerar transformações emocionais e físicas.  Os óleos essenciais atuam em nosso organismo de maneira holística, sendo que cada um possue suas principais indicações e aplicações.  

Mas, diante de tantas opções, como descobrir qual óleo essencial e aroma são adequados para você?  Mesmo pessoas com ampla experiência na área possuem dúvidas sobre este tema, pois trata-se de um campo muito rico em possibilidades. 

Para ajudá-lo, nós criamos uma lista das categorias aromáticas dos óleos essenciais. Trata-se de uma referência inicial, que te ajudará a pensar combinações e propósitos que dialoguem com aquilo que você busca na aromaterapia. 

Categorias dos aromas dos óleos essenciais

A maioria dos aromas de óleo essenciais podem ser classificados nas seguintes categorias:

Cânfora 

Trata-se de uma fragrância fortemente aromática e medicinal. Os óleos essenciais de cânfora incluem eucalipto, incenso, hissopo, manjerona, alecrim, sálvia e, claro, cânfora.

Floral 

São os óleos essenciais derivados de fontes botânicas. Esses óleos incluem sálvia, camomila, gerânio, jasmim, zimbro, lavanda, rosa e ylang ylang.

Mentolado 

São as ervas pertencentes à família da hortelã.  São fortemente aromáticas, e o seu cheiro tem sido reverenciado historicamente. Na mitologia grega, a menta é referida como “a erva da hospitalidade”. Um dos primeiros usos conhecidos da hortelã foi como um desodorante de ambiente. Os óleos essenciais com aroma de menta incluem poejo, menta, hortelã, wintergreen, entre outros.

Almiscarado 

Os óleos essenciais almiscarados (musk) têm aromas robustos e terrosos, que são particularmente penetrantes e excitantes para o olfato. Estes incluem mirra, patchouli e citronela.

Picante 

Aromáticos e revigorantes, os óleos essenciais picantes são capazes de promover animação e energia. Dentre estes óleos estão: anis, manjericão, canela, gengibre, noz-moscada, orégano, melaleuca, tomilho e outros. 

Doce 

Esta é uma das categorias de perfume mais populares. Os óleos com essência adocicada incluem citronela, grapefruit, citrinos, limão, lima, laranja e tangerina.

Amadeirado 

O aroma fresco, natural e terroso desses óleos essenciais lembram a sensação de caminhar pela floresta. Nessa família aromática estão inclusos cedro, abeto balsâmico, cravo, cipreste e pinheiro.

Pronto para começar a explorar o mundo da aromaterapia? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *