Publicado em 4 comentários

Erva Tulsi: “Manjericão Sagrado” Conheça a história e os benefícios desta planta Ayurvédica

8 janeiro 2020
Erva Tulsi: “Manjericão Sagrado” Conheça a história e os benefícios desta planta Ayurvédica
Postado por Everton Souza

Aprenda a História da Erva Tulsi, Seus Aditivos, Benefícios e Como Usá-la na Preparação de Chás.

O manjericão sagrado, (Ocimum sanctum ou Ocimum tenuiflorum) é uma erva ayurvédica que é considerada vital na Índia. Também conhecida como “Tulasi”, a Erva Tulsi é amplamente conhecida por seu poder terapêutico abrangente, sendo capaz de manter a homeostase corporal (processo de regulação que mantém o organismo em constante equilíbrio) e combater os efeitos do estresse.  

A Erva Tulsi possui uma história rica e vem sendo utilizada há pelo menos 3.000 anos e para os hindus a erva é a manifestação vegetal da deusa “Lakshmi”, a deusa hindu da riqueza e pureza. A erva é tão reverenciada na Índia que as famílias hindus são consideradas incompletas se não tiverem uma Tulsi à vista. Ela possui vários usos práticos e cerimoniais, desde repelir insetos até santificar o lar. Todas as partes da Erva Tulsi são consideradas sagradas.  Suas folhas são consideradas adaptógenas (agentes anti-estresse) e têm sido amplamente utilizadas para promover a saúde em todo o corpo.

Hoje, a Erva Tulsi é comumente consumida em forma de suplemento ou como chá. É usado como um remédio natural e vários cientistas e pesquisadores indianos estudam e apontam os efeitos farmacológicos de várias partes da planta em nosso sistema imunológico, sistema reprodutivo, sistema nervoso central, sistema cardiovascular, sistema gástrico, sistema urinário e bioquímica do sangue. 

  1. Erva Tulsi

Propriedades Terapêuticas da Erva Tulsi e Seu Uso Medicinal

Foto: Lisa Hobbs 

Na atualidade são cada vez mais comuns doenças crônicas relacionadas ao nosso estilo de vida, isso inclui nossos hábitos diários como alimentação, sono e prática de exercícios físicos. Muitas destas patologias podem ser tratadas através dos preceitos Ayurvédicos, com foco em práticas de estilo de vida saudáveis ​​e no consumo regular de ervas adaptogênicas como Tulsi ou Ashwagandha e outros produtos naturais. De todas as ervas usadas no Ayurveda, a Tulsi (Ocimum sanctum) é proeminente e a pesquisa científica está agora confirmando seus efeitos benéficos à saúde. Há evidências crescentes de que a Erva Tulsi pode lidar com o estresse físico, químico, metabólico e psicológico através de uma combinação única de ações farmacológicas fantásticas.

Outra propriedade verificada e atribuída ao uso regular da erva Tulsi (como chá ou através de seu óleo essencial) é a proteção de órgãos e tecidos contra o estresse químico causado por poluentes industriais e metais pesados, bem como demonstrou contrariar o estresse metabólico através da normalização da glicemia, pressão arterial e níveis lipídicos e estresse psicológico através de efeitos positivos na memória e na função cognitiva e por suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas.

Benefícios da Erva Tulsi

Foto: Jared Rice 

A Erva Tulsi, vêm sendo estudada nos últimos anos e a ela são atribuídas melhoras significativas à imunidade do organismo, alívio do estresse e ansiedade, melhora das funções cognitivas, propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas bem como ajudando o corpo a regular o excesso de insulina no sangue, controlando o ganho de peso e o colesterol.

Estes estudos revelam que a Erva Tulsi tem uma combinação única de ações: antimicrobianas, repelente de mosquitos, antidiarréica, anti oxidante, anti-catarata, anti-inflamatórias, quimiopreventivas e radioprotetoras, hepatoprotetoras, cardioprotetoras, anti-diabéticas, analgésicas, anti alérgicas, imunomoduladoras, anti-stress entre outras. Além dessas propriedades que promovem a saúde e previnem diversas doenças, a Erva Tulsi é recomendado como tratamento para uma variedade de condições, incluindo ansiedade, tosse, asma, diarréia, febre, disenteria, artrite, doenças oculares, otalgia, indigestão, soluços, vômitos, gástricos, cardíacos. e distúrbios geniturinários, dores nas costas, doenças de pele, micose, picadas de insetos, cobras e escorpiões e malária.

Através da ingestão do chá da Erva Tulsi é possível fortalecer o sistema imunológico do corpo e remover toxinas, pois o chá é repleto de antioxidantes. Ele ajuda a proteger os órgãos e tecidos contra o estresse químico de poluentes industriais e intoxicação por metais pesados. A erva Tulsi é rica em antioxidantes chamados de polifenóis, que agem contra os radicais livres que o corpo produz. Os radicais livres são conhecidos por causar danos ao DNA de uma célula devido à oxidação e resultar na sua morte. Eles são responsáveis por atuar no envelhecimento e em várias outras doenças.

Outra excepcional capacidade da Erva Tulsi inclui a proteção a efeitos prejudiciais de vários tóxicos causados ​​por pesticidas, produtos farmacêuticos e produtos químicos industriais como tetracloreto de carbono, sulfato de cobre e pesticidas. Além de proteger contra produtos químicos tóxicos, também foi comprovado através de diversos estudos que a Erva Tulsi protege nosso corpo igualmente contra os efeitos tóxicos de metais pesados, como por exemplo, chumbo, arsênico, cádmio, cromo e mercúrio. 

Tulsi exerce seus efeitos de radioproteção eliminando os radicais livres e reduzindo o dano oxidativo celular e cromossômico induzido pela radiação, reduzindo assim o dano a órgãos e melhorando a sobrevivência pós- radiação em animais experimentais.

Benefícios Da Erva Tulsi:

  • Diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Aumento do sistema imunológico;
  • Propriedades antiinflamatórias e antibacterianas;
  • Gerenciamento de sintomas de diabetes;
  • Melhora da saúde bucal;
  • Aumentar as funções cognitivas;

Benefícios da Ingestão de Chás Para A Saúde

Foto: Marek Rucinski 

Muitos benefícios são atribuídos aos chás por seus polifenóis (antioxidantes naturais). Os antioxidantes combatem os radicais livres em nosso corpo, prevenindo danos causados ​​pela oxidação. Os radicais livres são moléculas altamente reativas que roubam elétrons de tudo o que encontram, seja uma parede celular ou um filamento de DNA. 

A perda de um elétron, por sua vez, oxida essas células, o que as torna instáveis. À medida que esse dano causado pelos radicais livres continua, as células não podem mais funcionar adequadamente e, portanto, os tecidos começam a se degradar e diversas doenças podem se instalar.

Como Preparar o Chá Tulsi Original

Foto: Mike Kenneally

Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher de chá de folhas frescas de Tulsi original ou ½ colher de chá de folhas secas de Tulsi original ou 1 sachê de chá tulsi original
  • Mel cru (a gosto)

Procedimento:

  • Ferva água filtrada e despeje sobre sua forma preferida de Tulsi, em uma caneca ou bule.
  • Deixe em infusão por 20 min (no caso das folhas) ou 10 min (no caso do sachê), para obter mais benefícios
  • Adicione o mel. Beba e divirta-se!

Dicas de Aditivos Benéficos ao Chá Tulsi

Foto: Drew Jemmett 

  Promove o alívio do estresse e o relaxamento corporal. Auxilia no reforço do sistema imunológico e ajuda na digestão. Trata dor de cabeça, e problemas respiratórios.

Um misto delicado de Tulsi com canela compõe uma harmoniosa e transformadora combinação, que inspira os sentidos. Muito recomendado para promover o bem estar.

Auxilia o estado emocional e o humor e promove saúde e bem-estar. As propriedades benéficas do Tulsi se unem às características anti depressivas e anti-inflamatórias do gengibre e da cúrcuma. O gengibre possui igualmente propriedades termogênicas.

Rotina Detox Para o Verão Com Chás Tulsi

Foto: Gaelle Marcel 

Não existe consenso quanto o melhor horário para se consumir o chá. A questão mais importante é a seguinte: o efeito do chá detox vai atuar de diferentes maneiras em cada horário do dia.

Ao optar por beber o chá pela manhã, bebendo em jejum, vai garantir uma alta absorção de nutrientes, já que o seu estômago estará vazio. O chá vai potencializar a digestão e acelerar o metabolismo corporal. 

Durante o dia, como no intervalo do lanche da tarde, o chá detox também poderá ser uma opção interessante. A ideia, nesse momento, é, além de eliminar toxinas, manter o intestino em funcionamento e bem nutrido, mas com um consumo calórico baixo.

Já se a sua escolha for pela noite, você terá a possibilidade de aproveitar ainda mais os efeitos de limpeza, além de ganhar um gás na imunidade e na hidratação, porque, durante o sono, o seu corpo estará em estado metabólico reparador e também longe de agentes externos, como a poluição.

Infusões Geladas e Receitas De Chás Com Tulsi Para o Verão

Veja mais receitas de chás gelados para o verão

O verão é uma época de temperaturas muito altas, o que faz aumentar  a procura por bebidas refrescantes e que de alguma forma possam trazer benefícios à saúde. As pessoas buscam se refrescar de diversas maneiras, e por mais que não seja muito habitual para a grande maioria das pessoas, os chás gelados podem ser ótima alternativa para fugir do calor e também aumentar a imunidade. 

A linha de Chás Tulsi da Organic India apresenta uma variedade enorme de opções com diferentes aditivos, cada um com seus benefícios para a saúde. A infusão mais comum conhecida no Brasil é feita com água quente, mas para quem quer enfrentar os dias quentes sem perder o hábito do consumo de chás, estas dicas podem ajudar a encontrar a solução perfeita.

Existem quatro métodos mais conhecidos para preparação de chás gelados no verão:

Infusões:

  • Tradicional:

Realize a infusão quente, como é mostrado na embalagem do produto respeitando a temperatura e tempo de preparo indicado. Após, deixe o chá esfriar, logo em seguida leve-o à geladeira para ficar bem gelado.

  • Com gelo:

Realize a infusão quente, igual é mostrado na embalagem do produto respeitando a temperatura e tempo de preparo indicado. Após isso, coloque o chá em um copo com muito gelo e sirva-o em seguida. A infusão quente irá derreter todo o gelo, fazendo com que a bebida esfrie rapidamente.

  • Cold Brew:

A infusão deste método é mais longa, porém proporciona um sabor e aroma mais intensos ao chá. Para este método, é preciso colocar o chá em um recipiente, colocar água fria, tampar e  deixar na geladeira entre 10 a 12 horas. Feito isso, sirva o chá em seguida.

  • Ao sol:

Semelhante ao Cold Brew, esse método também é de preparação longa, deixando o sabor do chá com um leve amargor. Para esta preparação, coloque a água em um recipiente transparente, despeje água fria, tampe e deixe em exposição direta ao sol entre 6 e 8 horas. Após isso, coe o chá, adicione bastante gelo e sirva-o em seguida.

Receitas:

Chá Tulsi (Chá Verde + Hortelã-pimenta) Com Limão e Hortelã

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • A quantidade de folhas de hortelã a serem usadas irá depender do gosto de cada pessoa, mas recomendamos usar de 5 a 10 no mínimo;
  • Lave-as bem e coloque-as na água fervente, junto  com os 5 saquinhos de chá e deixe em infusão entre 15-20 minutos;
  • Após, deixe na geladeira durante 5 min, e adicione gelo, o suco de limão e uma colher de chá de néctar de coco Big Tree Farms;

Chá Verde Gelado Com Gengibre

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • No litro de água, adicione o gengibre védico em pó, e ferva-a; 
  • Adicione o chá verde e deixe em infusão por 5 minutos; 
  • Adoce com o néctar de coco (a vontade) e deixe esfriar; 
  • Somente quando estiver frio adicione o limão; 
  • Sirva gelado decorado com as rodelas de limão;

Chá Gelado de Gengibre, Limão e Canela

Ingredientes

• 1 colher de chá de gengibre védico em pó Souly 

• 1 colher de chá de canela védica em pó Souly

• 200g de frozen yogurt vegetal

• Suco de meio limão

• 1 copo e meio de água

Modo de preparo:

  • Adicione o gengibre e a canela na água, e ferva-a;
  • Após ferver, leve à geladeira; 
  • Quando esfriar, bata no liquidificador com o suco de limão e o frozen yogurt vegetal;
  • Sirva ainda gelado;

Referências Bibliográficas

  • Singh N, Hoette Y, Miller R. Tulsi: The Mother Medicine of Nature. 2nd ed. Lucknow: International Institute of Herbal Medicine; 2010. pp. 28–47. [Google Scholar]
  • Mahajan N, Rawal S, Verma M, Poddar M, Alok S. A phytopharmacological overview on Ocimum species with special emphasis on Ocimum sanctum. Biomed Prev Nutr. 2013;3:185–92.
  • Mohan L, Amberkar MV, Kumari M. Ocimum sanctum linn. (TULSI)-an overview. Int J Pharm Sci Rev Res. 2011;7:51–3.
  • Shah K, Verma RJ. Protection against butyl p-hydroxybenzoic acid induced oxidative stress by Ocimum sanctum extract in mice liver. Acta Pol Pharm. 2012;69:865–70.
  • Enayatallah SA, Shah SN, Bodhankar SL. A study of hepatoprotective activity of Ocimum sanctum (Krishna tulas) extracts in chemically induced liver damage in albino mice. J Ecophysiol Occup Health. 2004;4:89–96.
  • Shyamala AC, Devaki T. Studies on peroxidation in rats ingesting copper sulphate and effect of subsequent treatment with Ocimum sanctum. J Clin Biochem Nutr. 1996;20:113–9. 
  • Bawankule DU, Pal A, Gupta S, Yadav S, Misra A, Rastogi S, et al. Protective effect of Ocimum sanctum on ethanol-induced oxidative stress in Swiss Albino Mice brain. Toxicol Int. 2008;5:121–5.

4 comentários sobre “Erva Tulsi: “Manjericão Sagrado” Conheça a história e os benefícios desta planta Ayurvédica

  1. Tulsi e manjericao existente no brasil tem algo em comum?

    1. Olá, Helenar!
      No Brasil, conhecemos diversos tipos de manjericão que são utilizados como condimento na cozinha e como planta para jardins. Já o manjericão sagrado, também conhecido como tulsi (Ocimum sanctum ou Ocimum tenuiflorum) é uma erva ayurvédica que é considerada vital na Índia. Também conhecida como “Tulasi”, a Erva Tulsi é amplamente conhecida por seu poder terapêutico abrangente, sendo capaz de manter a homeostase corporal (processo de regulação que mantém o organismo em constante equilíbrio) e combater os efeitos do estresse.
      A Erva Tulsi possui uma história rica e vem sendo utilizada há pelo menos 3.000 anos e para os hindus a erva é a manifestação vegetal da deusa “Lakshmi”, a deusa hindu da riqueza e pureza. A erva é tão reverenciada na Índia que as famílias hindus são consideradas incompletas se não tiverem uma Tulsi à vista. Ela possui vários usos práticos e cerimoniais, desde repelir insetos até santificar o lar. Todas as partes da Erva Tulsi são consideradas sagradas. Suas folhas são consideradas adaptógenas (agentes anti-estresse) e têm sido amplamente utilizadas para promover a saúde em todo o corpo.

      Abraços =)

      1. Solicito indicação de fornecedor de boa procedência da erva (chá) Tulsi. Obrigada

        1. Olá, Gloria! Bom dia =)

          Confira o site Novidade Saudável, acesse: https://novidadesaudavel.com.br/

          Uma linda semana, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *