Publicado em Deixe um comentário

Filosofia e tradição dos alimentos védicos: saiba mais sobre esse sistema de pensamento que busca o equilíbrio e a consciência

19 junho 2019
Filosofia e tradição dos alimentos védicos: saiba mais sobre esse sistema de pensamento que busca o equilíbrio e a consciência
Postado por Everton Souza
Banner Blog Alimentação védica

Nest post vamos falar um pouquinho sobre os significados e as compreensões em torno dos alimentos védicos.

Como você deve ter visto, alguns dos novos produtos da Souly – a canela do Ceilão e o Gengibre  – levam o nome de alimentos védicos. Mas ao que ele se refere?

Em sua essência, o védico refere-se não apenas a um período e a uma cultura ancestral do subcontinente indiano, mas também ao sistema de pensamento e tradição criado a partir dos Vedas, conjunto de escritos muito antigos e sagrados que servem de base para crenças e vivências do Hinduísmo.

A compreensão e experimentação védica da vida, voltada ao desdobramento orgânico de uma consciência unitária, se dá através do conhecimento e apropriação de disciplinas védicas como a Yoga, Medicina Ayurveda, Astrologia Védica, Vedanta e Tantra que vem deixando suas marcas em todo o mundo nas últimas décadas.

Entre as disciplinas védicas estão a Yoga, Medicina Ayurveda, Astrologia Védica, Vedanta e Tantra.

Muitas pessoas entraram em contato com uma ou mais dessas disciplinas védicas – especialmente a Yoga e a prática Ayurveda – embora poucos entendam o sistema védico completo por trás deles.

Quando associados sinergicamente, tais disciplinas formam um sistema védico que pode ter maior profundidade, poder e adaptabilidade do que qualquer um de seus ramos importantes isolados.

O modo védico de conhecimento superior de nós próprios – corpo e espírito – e do mundo a nossa volta objetiva níveis de bem-estar físico e psicológico até o desencadeamento de nossa mais alta criatividade e mais profunda consciência.

Entre os alimentos védicos estão o gengibre, a verdadeira canela, a Ashwaghanda.

Dentro do pensamento védico, tem especial importância a questão alimentar. A alimentação védica inclui alguns elementos que são referência no cuidado com a saúde do corpo, da mente e do espírito. Entre os alimentos védicos estão o gengibre, a verdadeira canela, a Ashwaghanda, e outras medicinas naturais.

O Gengibre é um dos alimentos védicos usado há milhares de anos na prática Ayurveda, que o reconhece como um remédio universal devido à sua capacidade terapêutica tão ampla e profunda. Suas propriedades promovem bem-estar, clareza e equilíbrio, além de resistência e força para o organismo, por isso ele está tão integrado à culinária. Dentro do princípio ayurveda, nossa cozinha é também nossa farmácia.

A Ashwaghanda também está entre as plantas mais usadas e reverenciadas na tradição Ayurveda como alimento védico. Devido à sua capacidade adaptógena, ela tem sido reconhecida como um remédio natural há pelo menos 2.500 anos. Ela é caracterizada como ‘rasayana’, o que significa que promove a saúde física e mental. É utilizada para ansiedade, depressão, alívio do stress, além de auxiliar a restabelecer o equilíbrio dos sistemas imunológico, neurológico, endócrino e reprodutivo.

A Canela do Ceilão é um dos alimentos védicos utilizado para equilibrar a digestão e eliminar as toxinas do organismo.

Da mesma forma, a verdadeira canela – a Canela do Ceilão – tem seu lugar de destaque nas formulações e combinações alimentares Ayurveda, sendo um dos alimentos védicos utilizado especialmente para equilibrar a digestão e para eliminar as toxinas do organismo. Seu sabor adocicado e picante é identificado como uma forma de dar energia e vitalidade ao corpo. Dentro do sistema de divisão e classificação da Medicina Ayurveda, a canela é apontada como uma pacificadora dos doshas Vata e Kapha.

Para Romanna Remor, os princípios védicos estão em consonância com os valores e características da marca Souly, que tem como ideal levar a todos uma alimentação íntegra e curativa. Segundo Romanna, “a Souly nasceu com a solene missão de nutrir o corpo e alimentar a alma com seus alimentos íntegros, suplementos limpos e outros presentes da natureza que engrandecem o nosso ser e valorizam a nossa verdadeira beleza natural”.
“O sistema védico posiciona-se como um sistema sinergético e transformador de bem-estar, auto-conhecimento e auto-realização, com ensinamentos e práticas especiais para todos os níveis de nossa natureza como corpo, sentidos, mente, prana e consciência”, diz Romanna. Em busca deste ideal – de uma alimentação ética e natural para uma vida melhor – os princípios védicos e a marca Souly caminham juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *