Publicado em

Matchá: milagre na forma de chá

27 outubro 2016
Matchá: milagre na forma de chá
Postado porLuisa Cerejo

Uma das variações do chá verde elaborada com as suas folhas mais novas e tenras – colhidas apenas das plantações protegidas do sol -, o matchá é um dos super alimentos mais aclamados em todo mundo. Depois de colhidas, as folhas são trituradas muito lentamente em moinhos de pedra até que sejam reduzidas a este pó verde que conquistou não apenas os apreciadores de chá, mas também os amantes da boa nutrição. Mas por que ele é tão poderoso? Porque ele tem dezenas de vezes os antioxidantes e nutrientes do próprio chá verde ou outros alimentos nobres.  Quer ver?

– o Macthá tem 50 vezes mais polifenóis (ativos que combatem os radicais livres) e 9 vezes mais betacaroteno que o espinafre;

– Possui quantidades de L-teanina 5 vezes maiores que outros tipos de chá verde. A L-teanina é um aminoácido que estimula a atividade das ondas alfa no cérebro, que por sua vez estão ligadas ao relaxamento, à concentração, ao alívio de estresse e até à diminuição da pressão arterial;

– Enquanto o chá verde tem 3mg de cálcio por 10 gramas, o matchá tem 42 mg;

– Se o chá verde tem impressionantes 70 mg de polifenóis por 10 gramas, o matchá tem inacreditáveis 1000 mg! Enquanto o chá verde tem 0,02g de proteína por 10g, o matchá tem 3,1g.

– Um estudo realizado em 2003 na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, confirmou que uma xícara do chá matchá possui 137 vezes a quantidade do de ECGC (galato epigalocatequina) do que outros tipos de chá verde.

Para entendermos o que essas quantidades e proporções representam, é importante conhecer melhor os seus nutrientes. O galato epigalocatequina (EGCG) possui atividade antioxidante cem vezes maior do que a vitamina C e vinte e cinco vezes maior do que a vitamina E. Esse mesmo antioxidante é capaz de estimular a liberação de um hormônio chamado de CCK (colecistocinina) que, por sua vez, é responsável por encaminhar ao cérebro a informação de que o estômago está cheio. E todos sabemos que, quando nos sentimos satisfeitos, é mais fácil resistir às tentações gastronômicas. Portanto, o chá matchá pode contribuir também nesse desafio.

Vários estudos mostram ainda que o EGCG (epigalocatequina), do grupo das catequinas, atua também como um anticancerígeno.

Colesterol

Quem possui problemas relacionados ao colesterol também pode se beneficiar com o chá matchá. É que, de acordo com uma pesquisa publicada em 2011 no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, em tradução livre), os chás verdes contribuem de maneira significativa para a diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) no organismo.

Orgânico é sempre melhor

Uma das maneiras mais saudáveis de tomar o chá matchá é consumir a sua versão orgânica, que não é produzida artificialmente e não tem a adição de complementos como fertilizantes, herbicidas ou pesticidas.

Por todas essas razões que trazemos para vocês as pastilhas de Matchá com tanto carinho! E além de Matchá, elas são feitas com outros ingredientes incríveis como a pitaya, a manga, o cravo, a canela, o cardamomo, o gengibre, o capim-cidreira e óleo essencial de menta marroquina. É muita gostosura, bondade, generosidade, e formosura junto. Aprecie

matcha-sencha-pastilhas-bala-vegano-novidade-saudavel

 

2 comentários sobre “Matchá: milagre na forma de chá

  1. Olá!
    Pode ser consumido todos os dias? Tem uma medida diária ideal?

    1. Olá querida,
      O Matchá pode sim ser consumido todos os dias, teu corpo irá agradecer!;)

      Aqui colocamos algumas sugestões de uso:
      Para beber: misture 1/2 colher de chá de matchá com 1 colher de sopa de água para formar uma pasta e remover caroços, depois, adicione 240 ml de água (quente ou fria).
      Vitaminas: bata 2 colheres de chá com 1 xícara de gelo, banana, 2 xícaras de suco ou leite no liquidificador. Adicione 1 xícara de outras frutas para dar sabor. Frutas congeladas também ficam muito boas – reduza o gelo pela metade.
      Limonada: adicione 1 colher de chá por porção de limonada.
      Biscoitos: adicione 2 colheres de chá para cada dúzia de biscoitos ou receitas de doces para ficar incrível.
      Iogurte: misture 2 colheres de chá com 1 xícara de iogurte, cubra com mirtilos e granola e um pouquinho de mel.

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *