Publicado em

Cacau Big Tree Farms: Cru e Campeão em Antioxidantes!

20 setembro 2016
Cacau Big Tree Farms: Cru e Campeão em Antioxidantes!
Postado pormarina.b.camargo

nibs-cacau-antioxidantes-big tree farms

Cacau Big Tree Farms: Cru e Campeão em Antioxidantes!

Se você está no time daqueles que gostam de ler e aprender sobre nutrição, então já deve ter se deparado com a briga dos alimentos, marcas e produtos para figurarem entre os mais antioxidantes. Mas afinal, o que é um ativo antioxidante, qual sua importância e como medi-lo?

Antioxidantes: para que servem

Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, os quais favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer. Portanto, combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças – o que explica a busca frenética por alimentos com propriedades antioxidantes.

Índice ORAC – o melhor indicador da capacidade antioxidante

Ativos ou componentes antioxidantes podem ser encontrados em diversos alimentos e para verificar sua capacidade de evitar a formação de radicais livres no organismo, existe um teste delaboratório chamado Índice ORAC. Ele é capaz de quantificar a “capacidade antioxidante total” (TAC – Total Antioxidant Capacity) de determinada substância. Para isso, coloca-se uma amostra dessa substância em um tubo de ensaio juntamente com determinadas moléculas que fomentam a ação de radicais livres e outras que são vulneráveis à oxidação. Depois de um tempo, mede-se quão bem a substância protegeu as moléculas vulneráveis à oxidação pela ação dos radicais livres presentes. Quanto menos dano houver, mais alta a capacidade antioxidante da substância testada. Há muitos testes que aferem a capacidade antioxidante, mas o índice ORAC é provavelmente o mais conhecido e conceituado.

Um dos pontos positivos do método utilizado no índice ORAC é que ele mede a atividade antioxidante de um alimento ao invés de medir os níveis de nutrientes específicos do alimento, como a quantidade de vitamina C ou E e suas respectivas capacidades antioxidantes. Afinal, existem milhares de compostos antioxidantes nos alimentos e medir sua capacidade individualmente para depois somá-las não seria muito lógico. Perderíamos quaisquer efeitos sinérgicos entre os vários nutrientes – os quais são mais eficazes em combinação do que o são individualmente.

Cacau, o poderoso antioxidante

Pois bem, no mundo da nutrição já se canta em verso e prosa a capacidade antioxidante do cacau. Porém uma parte significativa dos benefícios provenientes de seus fitonutrientes se perde quando esse super alimento é altamente processado e submetido a altas temperaturas.

Cacau Big Tree Farms

Por isso os grãos de cacau da Big Tree Farms são submetidos a um processo de moagem lenta em temperatura sempre inferior a 45°C. O resultado? Chocolate “vivo”, ou seja, cru. E para comprovar a diferença que isso faz, nosso cacau foi testado de forma independente pelo mundialmente conceituado Laboratório Brunswick, especializado testar o índice ORAC.Temos muito orgulho em apresentar ao consumidor o resultado: o cacau Big Tree Farms prensado a frio contém mais de 2x o valor ORAC de outros similares – 4,0 de um total de 5,0. Mais que o vinho, a romã e a amora.

Então aproveita o ORAC campeão do Nibs de Cacau e do Cluster de Castanha com Cacau Big Tree Farms e lembre-se que pensamentos e atitudes negativas também oxidam o corpo, a mente e o coração. Livre-se deles, coma cacau Big Tree Farms e seja feliz!

REFERÊNCIAS

http://www.brunswicklabs.com/tech-library/orac-database/cocoa-extract

http://bigtreefarms.com/blogs/news/18981316-brunswick-lab-tests-big-tree-farms-raw-cacao-powder-for-orac

nibs-transparentecluster-transparente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *