Publicado em 2 comentários

O poder múltiplo do Neem

11 maio 2020
O poder múltiplo do Neem
Postado por Guilherme Moretti

Conheça as funções deste verdadeiro presente da natureza

Aqui no Novidade Saudável, não cansamos de nos surpreender com as maravilhas que a natureza nos oferece. E quando nos deparamos com elementos capazes de tornar nossas experiências de vida ainda melhor, fazemos questão de compartilhar cada detalhe!

Você já ouviu falar do Neem?

Nativa da Índia, o Neem é uma árvore, de nome científico Azadirachta indica, também encontrada em outros territórios asiáticos e em áreas africanas e americanas, inclusive no Brasil. 

Neste post, vamos te apresentar alguns dos principais benefícios que o Neem pode proporcionar através de sua composição.

Vem com a gente!

A versatilidade do Neem

A versatilidade do Neem se dá tanto por suas ricas propriedades quanto pelo fato de ter um aproveitamento de praticamente 100% de sua estrutura.

Isso quer dizer que seu benefícios são provenientes desde sua raiz até suas folhas! Além das finalidades nutritiva e medicinal, a casca, a semente e as flores do Neem podem ser empregadas nos setores agrícola e industrial, desde a preservação de cultivos até a produção de itens farmacêuticos e produtos de limpeza e higiene.

O Neem na Medicina Ayurveda

Devido às suas propriedades terapêuticas, o Neem se faz presente na prática da Medicina Ayurveda há milhares de anos, sendo considerado um verdadeiro “apaziguador de doenças”. Considerado uma erva auspiciosa, também pode ser encontrado em templos indianos.

Para o Ayurveda, sua atuação abrange ainda cuidados com a pele relacionados com eczemas, dermatites, pruridos e micoses. Além disso, é empregado em casos de reumatismo, artrite e artrose e está relacionada com a limpeza de toxinas presentes no organismo e com a purificação do sangue

Uso do Neem na Agricultura Orgânica e na Pecuária

Muito usado na Agricultura Orgânica como alternativa para não poluir o solo com compostos químicos danosos para a saúde humana, das plantas, dos animais e do meio ambiente, a utilidade do Neem está além das funções medicinais.

O Neem se mostra útil na agricultura orgânica para a produção de adubos e para proteger plantios, já que seus compostos ativos atuam como inseticidas orgânicos. Inibe a proliferação de insetos na agricultura e na pecuária, no entanto, insetos polinizadores como as abelhas não são prejudicados pelos efeitos provocados pelo uso de Neem.

A riqueza de propriedades benéficas para o organismo do óleo de Neem advém dos mais de 100 compostos biologicamente ativos presentes em sua composição. Mesmos compostos ativos que agem na proteção do alimento orgânico que nos alimenta com a tranquilidade de não estarmos ingerindo agrotóxicos e outros químicos danosos.

Embora seja usada há séculos na Índia e em outros países no oriente como uma planta medicinal, no Brasil ela ainda está muito associada à agricultura, pecuária e meio ambiente. 

A planta vem fascinando cientistas de várias áreas, à medida que seus biocompostos encontram uso na agricultura, pecuária e medicina. Compostos extraídos do Neem se mostram seletivos, não mutagênicos, rapidamente biodegradáveis, com baixa toxicidade para organismos não alvo e benéficos, com mínimo distúrbio ao ecossistema (FORIM, 2006 apud BRASIL, 2013).

Além dessas utilidades, estudos também estão sendo feitos para comprovar que seus constituintes são alternativos na medicina moderna para o tratamento de diversas infecções metabólicas ou doenças de câncer a partir de extratos metanólicos das folhas dessa planta (SCHUMACHER, 2011 apud BRASIL, 2013). 

Neem: riqueza em composição e benefícios

A ampla gama de benefícios propiciados pelo Neem advém dos mais de 100 compostos biologicamente ativos presentes em sua composição!

Dentre tantos elementos, a azadiractina ganha destaque em função de sua poderosa atuação a favor da eliminação de radicais livres e suas propriedades que permitem que o Neem aja como um eficiente pesticida natural.

Outro composto ativo que merece um destaque especial é a nimbina. Isso porque sua presença no organismo contribui com ações antissépticas, antifúngicas, antipirética e anti-histamínicas.

A vasta gama de compostos do Neem contempla ainda nimbidina, nimbidol, gedunina, salannina, quercetina, além de aminoácidos, compostos sulfurosos, flavonóides e ácidos graxos essenciais como ácido alfa-linolênico, ácido linoléico e ácido oleico.

A seguir, contaremos para você os principais detalhes sobre os benefícios que este presente da natureza pode proporcionar!

  • Redução do risco de câncer

As propriedades do Neem lhe conferem um potencial de combate aos riscos de câncer, visto que sua ação no organismo auxilia a eliminação de radicais livres presentes no organismo. 

Um estudo publicado pela revista Biochimica Et Biophysica Acta apresentou informações sobre a atuação do óleo de neem na inibição do crescimento de células cancerígenas no colo do útero e na indução da autofagia e da apoptose em células que promovem câncer de próstata e de cólon.

A autofagia é um processo catabólico celular em que lisossomos, que são as organelas responsáveis pela digestão intracelular, digerem uma parte da própria célula. Já a apoptose se refere a um tipo específico de morte celular, responsável por garantir a manutenção de tecidos e órgãos ao evitar que células com problemas ou desnecessárias para o funcionamento do organismo se propaguem.

  • Auxílio para a saúde da pele

Graças a eliminação de radicais livres que proporciona devido aos antioxidantes contidos em sua composição, o Neem proporciona para o organismo ações antibacterianas, antivirais, anti-sépticas e anti-inflamatórias capazes de aliviar sintomas relacionados com problemas de pele como a acne, a psoríase, a sarna e o eczema.

O Neem é eficaz na eliminação de 14 tipos de fungos que podem causar prejuízos à saúde da pele. Com isso, atua diretamente contra micoses nas unhas e ressecamentos. Além disso, também estimula a produção de colágeno, retardando o processo natural de envelhecimento e suavizando as marcas formadas por linhas de expressão.

  • Melhora da saúde capilar

O Neem possui propriedades hidratantes que ajudam a melhorar a aparência e a textura do cabelo e proporcionam alívio para o couro cabeludo. Sua rica composição ajuda ainda a eliminar a presença de caspas, devido à sua ação antifúngica, assim como a erradicar piolhos em função de sua ação inseticida natural.

  • Auxilia a saúde bucal

Os componentes do Neem contribuem com a saúde bucal, o tornando um ótimo complemento no combate à cáries, gengivite e aftas. É por este motivo que, muitas vezes, o Neem pode ser encontrado na composição de produtos voltados à higiene bucal como pastas de dente e enxaguantes.

O Neem junto com você

Uau!

Com uma composição tão rica, é provável que o Neem tenha despertado sua curiosidade assim como fez com a gente. 

Então, queremos te perguntar: que tal prová-lo de uma vez?

2 comentários sobre “O poder múltiplo do Neem

  1. Por favor!! Quero provar sim!! Com certeza!! Me parece, com todo o esclarecimento realizado, que com certeza é uma descoberta extremamente saudável! Fiquei muito curiosa para saber qual o sabor dela! Se for possível enviar pra mim uma amostra…..😄🙏🙏

    1. Olá, Silvana!
      Boa tarde, tudo bem?

      Estamos felizes com seu feedback 🌷
      No momento não estamos enviando amostras, mas registraremos seu e-mail em nossa lista para que, assim, seja possível enviarmos futuramente!

      Um abraço 🤗

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *