Publicado em 2 comentários

O sabor e os benefícios do Amalaki

11 maio 2020
O sabor e os benefícios do Amalaki
Postado por Guilherme Moretti

Entenda a popularidade milenar da Groselha Indiana

Há milênios, a cultura védica apresenta maneiras de expressar conhecimentos e práticas que visam o autoconhecimento e a conexão com a vida. E podemos dizer que nós do Novidade Saudável fazemos do contato com este tipo de experiências uma verdadeira inspiração.

Por isso, hoje temos o privilégio de te apresentar um dos alimentos mais populares e consumidos em toda a Índia: o Amalaki!

Vem com a gente nessa matéria especialmente feita para esse fruto saboroso e repleto de propriedades ricas que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

O sabor e a intensidade do Amalaki

Também conhecido como Groselha Indiana, o Amalaki ou Amla (de nome científico Phyllanthus emblica) é uma das mais antigas frutas comestíveis conhecidas na Índia. 

Se você é fã dos sabores cítricos nas mais variadas combinações, esta informação vai te cativar: Amla significa, literalmente, ‘azedo’. O sabor meio amargo e azedo e a textura fibrosa desta fruta resultam num destaque característico no paladar de quem o prova. 

Historicamente, o consumo dessa fruta é realizado a partir de suas bagas, as quais são cozidas ou feitas em conserva para, posteriormente, agregar a palatabilidade de receitas. No entanto, como este poderoso alimento possui determinada versatilidade, também é produzido em formato de pó, o que permite que seu consumo seja feito de múltiplas maneiras.

O uso do Amalaki na Medicina Ayurvédica

Embora muito utilizado em receitas diversas, a presença do Amalaki não se faz somente nas refeições. Há milênios, suas propriedades são aproveitadas em fórmulas clássicas desenvolvidas e aplicadas pela Medicina Ayurveda.

Segundo a cultura, seu uso é particularmente benéfico para o equilíbrio do dosha de Pitta, embora também contribua para os demais, Vata e Kapha.

Amalaki: complexo em composição e benefícios

23332635 – fresh green gooseberries with leaves in the basket

Quando falamos sobre alimentos védicos, podemos esperar que informações sobre composições ricas e benéficas para a saúde sejam apresentadas. E é claro que isso não seria diferente com o Amalaki.

Além de nutritivo, o Amalaki possui baixa caloria, apresenta altos teores de fibras e vitamina E e é riquíssimo em vitamina C – podendo conter até 20 vezes mais do que a laranja -, aminoácidos e minerais.

Por apresentar em sua composição compostos vegetais como fenóis, taninos, ácido filembélico, rutina, curcuminoides e embidicol, essa fruta é considerada parte do grupo dos superalimentos.

Devido à sua complexidade, apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso faz com que sua ação no organismo colabore no combate a gripes, resfriados e febre, bem como promova o bom funcionamento dos rins, do sistema digestivo e do fígado. 

Sua atuação se estende, ainda, à eliminação de radicais livres presentes no organismo, os quais são responsáveis por diversos problemas relacionados, por exemplo, ao envelhecimento precoce e ao câncer.

Benefícios que vão além da nutrição: o Amalaki e a saúde capilar

Durante séculos, o Amalaki foi empregado para o crescimento sadio dos cabelos. O extrato desta fruta é rico em nutrientes como vitamina E, cálcio, zinco, cromo e cobre, o que resulta no fortalecimento dos fios de cabelo desde a raiz até as pontas. Assim, suas propriedades fortificantes resultam na redução considerável das quedas de cabelo.

A ação dos antioxidantes presentes no Amalaki auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce do cabelo. Ou seja: se você utilizá-lo, os fios brancos terão que esperar para aparecer e a cor natural do seu cabelo irá permanecer mais viva.

O Amalaki como objeto de estudo

Como muitos dos ricos alimentos védicos que a natureza oferece, o Amalaki é alvo de inúmeros estudos voltados às suas propriedades.

Estudos apontam que suas propriedades ajudam a aumentar a produção de colágeno, responsável por proporcionar o rejuvenescimento e a elasticidade da pele e acelerar processos de cicatrização.

Além disso, os benefícios de seu consumo vêm sendo relacionados de variadas maneiras com a saúde a partir de pesquisas voltadas ao seu potencial de controle dos níveis de açúcar no sangue e colesterol, prevenção de problemas de saúde digestiva como constipação e úlceras gástricas e suporte ao sistema cognitivo.

O Amalaki no seu dia a dia

Depois de ficar por dentro de tantas informações positivas a respeito do Amalaki, é possível que você queira saber como desfrutar de seu sabor e seus benefícios. Portanto, nada mais justo que a gente te dar dicas sobre como incluir a Groselha Indiana no seu dia a dia de uma forma prática!

Experimente adicionar o sabor intenso do Amalaki shake, smoothies ou para saborizar a água.

Ah! Quase esquecemos! Realizar infusões de chás com seu toque especial também é muito válido! 🍵

Bora arriscar desbravar esse novo sabor?

2 comentários sobre “O sabor e os benefícios do Amalaki

  1. Gostaria de saber o preço !

    1. Olá, Elenice!
      Bom dia, tudo bem?

      Estamos muito felizes por seu interesse em nossas Novidades Saudáveis, em breve estaremos lançando o produto, você pode se cadastrar para receber as informações antecipadas para participar da pré-venda, segue link: http://materiais.biomercadobrasil.com.br/leads-lancamento-souly

      Um forte abraço 🤗

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *