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Primavera saudável – prevenção na mudança de estação

22 setembro 2020
Primavera saudável – prevenção na mudança de estação
Postado por Guilherme Moretti
Primavera saudável – prevenção na mudança de estação

É tempo de saudar a primavera e toda a transformação que ela traz após o término do inverno. 

Porém, é preciso lembrar que toda mudança de estação acaba influenciando a saúde do organismo.

Na primavera, tanto o clima mais quente e úmido quanto a floração característica da mudança de estação podem afetar diretamente o bem-estar de forma geral. 

Nessa época, é comum notarmos alertas de nosso próprio corpo, como alergias, problemas de pele, redução da imunidade e outros.

Confira nesse post algumas dicas práticas para prevenir sua saúde e aproveitar a primavera da melhor forma possível!

Cuidados básicos para prevenção na mudança de estação

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Com as temperaturas mais quentes da primavera, a tendência é que nos encontremos mais vezes expostas ao ar livre. 

Porém, uma das principais características desta mudança de estação é a polinização das flores, que para muita gente é sinônimo de problemas como rinite alérgica, espirros, obstrução nasal, irritabilidade em olhos, nariz e garganta e outros.

Além disso, as condições climáticas da primavera também colaboram com a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, os quais podem provocar problemas respiratórios e oculares.

Pessoas com maior sensibilidade devem ter cuidado redobrado nessa mudança de estação. 

Algumas dicas úteis de prevenção em relação às alergias na primavera são:

  • Manter ambientes sempre arejados e higienizados e usar roupas leves, a fim de reduzir o acúmulo de microorganismos e elementos causadores de alergias e problemas respiratórios característicos desta época do ano.
  • Manter as mãos e a região dos olhos sempre higienizadas, para evitar que microorganismos e outros elementos prejudiciais se acumulem próximo aos olhos no decorrer do dia.
  • Usar óculos de sol com proteção UV, para filtrar a radiação e não permitir que o pólen oriundo da floração atinja os olhos e cause inflamações e infecções, como alergias, conjuntivite e ressecamento dos olhos.

Na primavera, autocuidado também pode ser prevenção

Na primavera, autocuidado também pode ser prevenção

A saúde da pele também é diretamente afetada pela mudança de estação que estamos experienciando. 

Por isso, dedicamos este tópico especialmente para dicas de prevenção relacionadas ao autocuidado na primavera. Confira:

  • Mantenha a hidratação. Os ventos frescos e constantes da primavera provocam ressecamento natural, que podem resultar em perda de elasticidade e problemas de descamação e fissuras. Produtos naturais com propriedades hidratantes podem ser ótimos aliados durante a mudança de estação!
  • A limpeza da pele também é fundamental na primavera, já que o clima mais quente e úmido aumenta a oleosidade da pele e favorece a acne, cravos e espinhas. Vale a pena ter alguns cuidados básicos como utilizar água fria ou morna e evitar o uso de esponjas.
  • Para se proteger dos raios ultravioleta, que ficam mais intensos a partir da primavera, prefira produtos naturais como o óleo de coco em vez de produtos que contenham ingredientes sintéticos.

Alimentação consciente na primavera

Alimentação consciente na primavera

Com a mudança de estação, nossa alimentação também precisa ser adaptada. 

Afinal, selecionar o que vai parar no nosso prato também é autocuidado. 

Confira 3 dicas práticas para compor suas refeições e prevenir a saúde durante a primavera:

  • Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno, como abóbora, cenoura e pimentão vermelho, contribuem com a saúde dos olhos e da pele. Você pode incluí-los em saladas e pratos diversos de forma prática. Experimente obter esses benefícios com as Proteínas de Semente de Abóbora Souly, ideais para usar em shakes, smoothies e shots!
  • A ação antioxidante de alimentos ricos em vitamina C contribui com a prevenção de alergias, resfriados e problemas no trato respiratório decorrentes da mudança de estação. Por isso, é sempre válido ter por perto alimentos como limão, laranja, brócolis e agrião. Experimente também extratos puros em pó de frutas como o Camu Camu e o Amalaki!
  • Anti-inflamatórios naturais como o gengibre e a cúrcuma também podem favorecer a saúde neste momento de adaptação. Uma dica prática é saborizar água ou incluir em shots saudáveis o Gengibre Védico em Pó Souly, que oferece também as propriedades reverenciadas da Ashwagandha, erva adaptógena amplamente utilizada pela Medicina Ayurvédica.

É preciso estar atenta aos cuidados específicos para essa época do ano. 

E para isso, olhar para nós mesmas e entender quais são as melhores formas otimizar a saúde é fundamental para que nosso bem-estar também floresça nessa mudança de estação.

Continue com a gente para receber mais dicas úteis para contemplar e aproveitar a primavera!

Até mais.

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