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Suplementos Naturais: 7 alimentos e seus benefícios

14 setembro 2020
Suplementos Naturais: 7 alimentos e seus benefícios
Postado por Guilherme Moretti
SUPLEMENTOS NATURAIS

O Brasil é o terceiro maior mercado de suplementos naturais do mundo, perdendo apenas para Austrália e Estados Unidos. 

Nosso país possui uma gama de possibilidades em suplementos alimentares, que ajudam desde perder peso e ganhar massa magra, até obter uma pele mais firme, cabelos mais sedosos, ossos fortes e uma saúde de ferro.

Os suplementos alimentares oferecem benefícios como mais energia, imunidade fortalecida, funções cerebrais preservadas, entre outras.

Além disso, suplementos possuem características diferentes, sendo possível fazer uso de um determinado suplemento que reponha uma deficiência no organismo.

Confira nossa lista com 7 suplementos naturais e seus benefícios: 

Creatina

Creatina

A creatina é um derivado de aminoácidos, podendo ser obtida através da dieta, sendo sintetizada por nosso próprio organismo.

Presente essencialmente no músculo, ela é o suplemento mais anabólico do mercado e possui a função de auxiliar na manutenção dos níveis de energia durante períodos exercício intenso, essencial em treinos que buscam ganhar massa muscular.

Esse suplemento apresenta benefícios através de uso contínuo. A sugestão de consumo determinada pela ANVISA é de 3g ao dia.

A creatina deve ser consumida preferencialmente acompanhada por alimentos ou suplementos que otimizem a produção de insulina. Por exemplo: arroz, pão, macarrão ou proteínas de alto índice insulinêmico, como o leite.

Nossa dica é combiná-la com o shake pré ou pós-treino. Apenas lembre-se de consumi-la com alimentos que auxiliem  a produção de insulina.

Glutamina

Glutamina

Esse suplemento é indispensável para o metabolismo de um corpo saudável.

A glutamina é um aminoácido com grande importância na síntese de proteínas, essencial em momentos de estresse, quando ocorre uma demanda muito grande deste composto. Como por exemplo, cirurgias, casos de traumatismo, queimaduras, exercícios físicos, ansiedade entre outros.

Esse suplemento é muito importante, devido às suas capacidades de ajudar na recuperação do sistema imune, fornecer glicogênio para os músculos, evitar a perda muscular e também servir como substrato para o fornecimento energético do cérebro e outros mecanismos.

A glutamina atua em diferentes áreas do corpo. Confira alguns benefícios que seu consumo pode contribuir:

  • Melhora a integridade intestinal;
  • Aumenta a resistência a infecções;
  • Regula a síntese e a degradação proteica;
  • Fornece energia para células de rápida proliferação;
  • Auxilia na melhora do humor e da memória;
  • Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

A quantidade de glutamina a ser consumida varia de acordo com a avaliação do nutricionista. 

Em geral, é recomendado utilizar de 0,1 g a 0,3 g desse suplemento para cada quilo de peso livre de gordura.

Se for consumida isoladamente, ela acaba sendo absorvida pelas células do sistema gastrointestinal e pode não apresentar os benefícios com tanta eficiência. 

Para melhores resultados, sugere-se que seja consumida junto com uma fonte de proteína de alto valor biológico.

Uma excelente combinação pode ser feita com as proteínas do soro do leite, BCAA e/ou leucina.

Maca

maca

A Maca Peruana é um alimento fitoterápico originário da Cordilheira dos Andes, podendo ser consumida em pó ou em cápsulas.

Trata-se de um tubérculo com aparência semelhante de um rabanete.

O grande diferencial desse alimento é possuir uma combinação de componentes biologicamente ativos, a qual inclui macaenos e macamidas, elementos encontrados apenas em sua própria composição.

Ela é rica em vitaminas, sais minerais, fibras e até mesmo proteínas.

Suas propriedades são capazes de tratar a anemia, problemas na menstruação, na menopausa e, até mesmo, a tuberculose.

A Maca possui uma série de componentes nutricionais, como alcaloides, fitoesteróides, compostos fenólicos, flavonóides, taninos, glicosídeos, saponinas, aminas e glicosinolatos. Esses nutrientes funcionam agindo sobre disfunções sexuais, osteoporose, HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), cognição. Além disso, oferece outros benefícios como: 

  • Auxilia a fertilidade;
  • Tem propriedades energéticas;
  • Atua como restaurador físico;
  • Ajuda em casos de impotência sexual;
  • Diminui os sintomas da TPM;
  • Auxilia em casos de desnutrição e descalcificação.

O consumo diário indicado para o suplemento em pó é de 10g por dia, que podem ser adicionadas a um líquido ou alimento de sua preferência. 

Lembrando que, antes de iniciar o consumo de suplementos e de novos alimentos que o seu organismo não está acostumado, é importante que seja feita uma consulta com um nutricionista. 

Sendo um suplemento em pó, é possível diluir a composição em líquidos ou mesmo combiná-la com outros alimentos.

É compreensível que a Maca Peruana possa oferecer diversos benefícios ao organismo e esta seja a razão pela qual esse produto é tão procurado no mercado atualmente.

Peptídeos de Colágeno

Peptídeos de Colágeno

Os Peptídeos de Colágeno são uma fonte natural de proteína, considerados importantes aliados para uma nutrição saudável. 

As vantagens nutricionais e fisiológicas deles para a saúde das articulações, músculos, ossos e da pele já foram demonstradas em inúmeros estudos e testes clínicos.

Para quem pratica atividade física, o impacto está presente tanto na construção de músculos quanto no emagrecimento. O colágeno:

  • Fortalece as células;
  • Auxilia na cicatrização;
  • Combate efeitos do envelhecimento;
  • Aumenta a elasticidade da pele;
  • Auxilia a saúde das articulações.

A ingestão de proteínas como as do leite, carne, frango, peixe e vegetais pode fornecer uma quantidade de aminoácidos insuficiente para a síntese do colágeno, quando comparada à suplementação com peptídeos de colágeno. 

Portanto, a escolha da forma de colágeno que será utilizado para suplementar é de extrema importância para a sua qualidade, segurança e eficiência no organismo.

Os efeitos do uso diário de 10g de suplementação de peptídeos de colágeno em mulheres acima de 40 anos de idade apontam benefícios significativos: 

aumento de 28% na hidratação da pele, redução de 30% nas rugas e melhora das unhas e do aspecto da pele, com redução do grau de celulite.

Psyllium

Psyllium

O psyllium é uma fibra solúvel natural derivada da casca da semente de uma erva de origem asiática pertencente ao grupo das gomas e mucilagens.

Cada 100 gramas dele fornecem 80 gramas de fibra solúvel.

Embora seja mais conhecido como um laxante, o Psyllium oferece diversos benefícios:

  • Ajuda a controlar a glicemia
  • Ajuda no controle do colesterol
  • Reduz a pressão arterial
  • Ajuda a emagrecer

A quantidade diária indicada de psyllium é por volta de 9 gramas, podendo ser consumido com ou sem uma refeição.

Estudos clínicos indicam que apenas 7 gramas de psyllium por dia podem reduzir também o risco de doenças cardíacas.

Enzimas

Enzimas

As enzimas auxiliam na digestão saudável e ajudam a otimizar a quebra de gorduras, carboidratos e proteína.

Além disso elas aumentam a sustentabilidade e a nutrição do corpo. Confira outros benefícios oferecidos pela suplementação de enzimas:

  • Auxilia na digestão;
  • Alivia a dor e inflamação no estômago;
  • Auxilia no combate a constipação;
  • Elimina parasitas intestinais;
  • Auxilia em um belo bronzeado;
  • Fortalece o sistema imunológico.

A dose sugerida é 1 cápsula com uma refeição, ou como recomendado por um profissional qualificado.

Zinco

Zinco

Zinco faz parte do grupo de elementos minerais e realiza três atividades biológicas essenciais no corpo, atuando como componente estrutural, enzimático e de regulação.

O zinco atua no funcionamento e melhora da saúde do corpo. 

É recomendado conhecer os níveis de zinco no sangue de uma pessoa antes que ela faça ou não a suplementação de zinco. 

Este mineral precisa estar adequadamente presente no organismo e sua dosagem pode variar conforme a necessidade de cada pessoa. 

Alguns benefícios importantes do zinco:

  • Função imunológica
  • Função antioxidante e anti-inflamatória
  • Equilíbrio hormonal
  • Fertilidade
  • Reparo muscular

Ele tem efeitos na pele, sistema reprodutivo, sistema imunológico, saúde óssea, função neurológica, no metabolismo entre outras áreas. 

Suplementos naturais 

Suplementos naturais

A função dos suplementos naturais é complementar a dieta e suprir necessidades nutricionais que possam surgir conforme a sua própria individualidade. 

Ingredientes naturais ajudam a aumentar a massa muscular com maior rapidez, a fortalecer a imunidade e a elevar a qualidade de vida de maneira geral, mas é preciso aliar consumo a exercícios físicos e outras práticas saudáveis.

Mesmo sendo naturais, sempre consuma esses alimentos sob orientação de profissional de saúde.

Para saber mais sobre alimentos incríveis continue com a gente e nos siga nas redes sociais.

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