Publicado em

UMAMI – o quinto gosto reconhecido pelo paladar é encontrado no coco aminos

1 Fevereiro 2017
UMAMI – o quinto gosto reconhecido pelo paladar é encontrado no coco aminos
Postado porLuisa Cerejo

UMAMI – o quinto gosto reconhecido pelo paladar é encontrado no coco aminos

Umami

Você conhece o Umami? Para alguns ainda é novidade.

Descoberto no século XX pelo professor e cientista Kikunae Ikeda o UMAMI é o quinto gosto reconhecido pelo paladar. Assim como sabores há muito tempo conhecidos e popularizados – o doce, o salgado, o amargo e o azedo .

Difícil explicar seu sabor já que é algo novo que ainda não aprendemos a identificar e reconhecer. Apesar de que ele sempre esteve lá em determinados alimentos. Mas além do sabor único, seu grande poder de sedução e encantamento também é o potencial de fazer com que as preparações fiquem mais saborosas, realçando naturalmente os demais sabores dos alimentos! De quebra, ele ainda ajuda a inibir a vontade de comer demais devido à maior salivação que o UMAMI proporciona. Aliás, UMAMI quer dizer saboroso ou delicioso em japonês.

Gosto e Sabor

Para entendermos melhor o UMAMI sem senti-lo, precisamos ter claros alguns conceitos. Primeiro, gosto é diferente de sabor! Gosto refere-se apenas ao paladar, já o sabor é a combinação dos dois sentidos, paladar e olfato. Um exemplo: coloque um alimento na boca e tranque o nariz – isso que você sente é o gosto. Já quando solta a respiração, vai se dando conta do sabor do alimento, essa é a diferença, capice?

UMAMI e os aminoácidos

O UMAMI é reconhecido quando comemos alimentos que possuem aminoácidos na sua composição, sendo os principais que o formam o glutamato, inosinato e guanilato. Há vários alimentos que possuem esses nutrientes, mas podemos citar alguns que se destacam pela grande quantidade: carnes, cogumelos, frutos do mar, tomate, cenoura, milho, queijo parmesão e o Néctar de Coco Big Tree Farms.
Você pode notar que, a maioria dos pratos preparados com esses alimentos dão água na boca, não é mesmo?! Põem na conta do UMAMI!

Quer fazer um teste?

Coloque um pedaço de tomate na boca e deguste lentamente prestando atenção ao gosto. Depois, prenda-se ao sabor… Logo após perceber o ácido e doce do tomate, vem o sabor UMAMI.
Se achou difícil, tente repetir mais algumas vezes com outros alimentos, sempre um de cada vez. Aos poucos você vai conseguir identificar e poderá acrescentar alimentos com sabor UMAMI às receitas deixando suas refeições ainda mais gostosas!

Melhor teste

Agora se quiser realçar o sabor UMAMI dos alimentos, tempere, marine, gratine, viaje e crie com o Coco Aminos Big Tree Farms.
E depois vem contar pra gente como foi a experiência. Vamos adorar saber. Ahh, faz uma fotinho das receitas também. Nosso Insta ama receber as delícias que vocês fazem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *